Dia da Pátria, do Grito e do Mercado Central

por Sulamita Esteliam
O Mercado Central nasceu municipal, hoje é cooperativa. São 14 mil metros quatros de área coberta, no coração de Beagá - Divulgação

Meu irmão Alarcone-Lalá – nosso “bendito-fruto entre as mulheres”, no quarteto legado ao mundo por nossa mãe e nosso pai – envia notícia sobre o 7 de setembro em Beagá. Como sempre acontece, lá as festividades do Dia da Pátria vão dividir espaço com as comemorações do aniversário do Mercado Central, que este ano completa 82 anos. Portanto, 32 anos menos que a cidade, que em 12 de dezembro completa 114 anos.

Mas o grande barato da programação – que tradicionalmente se inicia com o corte do bolo de aniversário, na Praça do Abacaxi – é a recepção ao cortejo de 82 tropeiros, que desde o dia 04 cavalga rumo à capital.

Saíram de Pará de Minas, a 85 km, no Oeste do estado e, na véspera, foram recepcionados com calor mineiro, música e lauto churrasco, gaúchos, na vizinha Betim. São esperados no Mercado Central ao meio dia, com muito foguetório e um revigorante almoço – “mineiro e mercadeiro”. Ai, que delícia!

E chegam com outros cavaleiros, de Betim e redondezas. Refizeram caminhos de antanho, vencendo serras e vales, com paradas estratégicas nas dezenas de vilarejos dispersos ao longo da trilha. Tudo, ou quase, como dantes faziam os mascates que levavam sua produção agrícola e que tais para abastecer a capital. E era o mercado o ponto de escoamento – à época, feira ao céu aberto, cercado de madeira, algumas poucas barracas e uma caixa d’água ao centro.

Faz tempo o Mercado Central é mais do que centro de compras diversificado, do bom e do melhor. É ponto turístico e de cultura – e da “boemia” diurna, que bate ponto aos sábados e domingos, dia de semana também, na dúzia e meia de botecos e restaurantes espalhados pelos corredores circulares e pelas diferentes entradas do templo de tentações. Euzinha cedo, sempre – meu irmão não mais, por razões de foro religioso. Ora, se você for à capital mineira e não passar pelo mercado não foi a Beagá.

Tem mais é que comemorar. São pra lá de sete horas de festa, que começa dentro, e continua fora, no quarteirão da Goitacazes, devidamente fechado. Com direito a música ao vivo para todos os gostos e barraquinhas com comes e bebes – quentes e gelados. Tianastácia fecha o circuito, já as 20 horas – aqui . Leve dois quilos de alimento não perecível para contribuir com instituições de caridade.

E beba, e coma, e dance, e se divirta por mim.

****************************************

No Recife, o 7 de setembro é comemorado com o desfile cívico tradicional, do qual participam 500 alunos das escolas municipais, que homenageiam o educador Paulo Freire, que inspira o tema do Ano Letivo 2011. E com o protesto dos movimentos sociais e sindical, que também já é parte da agenda Brasil afora. O Grito dos Excluídos parte da Praça Oswaldo Cruz em direção ao Pátio do Carmo. Concentração às 8h – detalhes aqui.

****************************************

Em Salvador, a Marcha das Vadias volta às ruas, em protesto contra a violência sexista. Não é sobre sexo, é sobre violência contra as mulheres. Concentração às 8:30, no TCA – Teatro Castro Alves, perto do Beco dos Artistas. Levem seus cartazes, convoca Sandra Munhoz, da Articulação Baiana de Mulher e Mídia e do Movimento de Lésbicas e Mulheres Bissexuais da Bahia.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

Na Rede Brasil Atual, o 7 de setembro em São Paulo e Brasília.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s