por Sulamita Esteliam
Este fim de semana, se pudesse, voaria até Fortaleza para dois abraços em especial, dentre tantos outros que certamente me aguardam em terras de Iracema: minha neta, Larissa e minha amiga-irmã, Ana Karla Dubiela, que se prepara para lançar mais um livro de sua trilogia sobre o cronista capixaba, Rubem Braga.
Ocorre que ela e o livro, a ser lançado na Bienal Internacional do Livro do Ceará, em abril, são o mote de meus súbitos desejos. E aí, poder abraçar a neta, que não vejo há mais de um ano, seria um luxo a mais. Mas, fazer o quê…
No domingo à tardezinha, Ana Karla faz, digamos, um pré-lançamento do livro; é uma das convidadas para o Café com Arte na Galeria Mestre Rosa, da querida Nely, fotógrafa da melhor cepa. Tive a honra de ser clicada por ela em meus tempos de Fortaleza, numa das melhores fotos pessoais de meus alfarrábios.
Sim, ao foco: para quem é ou está na Terra do Sol, é oportunidade para conhecer Ana Karla e sua obra, e comprar o direito ao novo rebento: As Cidades de Rubem Braga e W.Benjamin – Flanando entre Rio, Cachoeiro e Paris.
Rubem Braga é paixão de adolescência da jornalista e escritora cearense Paixão adquirida nas leituras recomendadas pela escola, e cultivada no prazer de ler que permaneceu na juventude de sua geração. Na maturidade, virou tema de pesquisa; foi objeto da dissertação de pós-graduação, mestrado e doutorado em Literatura.
Os dois primeiros, A Traição das Elegantes pelos Pobres Homens Ricos – Uma leitura da crítica social em Rubem Braga(2007) e O Coração Postiço – A formação da crônica em Rubem Braga (2010), também estarão à venda final, dentre outros títulos da autora – aqui no A Tal Mineira.
No caso da triologia, são ensaios, mas que você pode ler como ficção. O texto é refinado, leve, sem perder a densidade. Falo porque li as três obras ainda no manuscrito, como tese; e devorei os dois primeiros livros, com o texto adaptado.
A exemplo das obras anteriores, a capa de As Cidades… é assinada pelo artista gráfico Gil Dicelli, colecionador de prêmios no ramo das artes gráficas.
Noventa por cento dos recursos para a impressão do livro foram captados via Lei Rouanet de incentivo à cultura. A campanha de pré-venda é para completar o que falta. O exemplar custa R$ 40,00 e pode ser adquirido via Facebook/Ana Karla Dubiela, in box, ou pelo correio eletrônico: an_karla@hotmail.com
Para quem não sabe, funciona assim, tipo uma relação de confiança: você adquire o direito ao exemplar, deixa o contato e depois recebe o livro pelos correios, como qualquer compra pela internet.
Adorei esse texto amoroso, generoso… me deu uma saudade!!!! Em abril tem o lançamento de fato. Prepare-se e venha. ou vá ao Rio, se preferir… Bjo grande, irmã…