Por Sulamita Esteliam
Foi durante solenidade de balanço das obras do PAC que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva protestou contra a prisão de Julian Assange, do Wikileaks: “O rapaz foi preso e não estou vendo nenhum protesto contra a liberdade de expressão”, disse, sob risos e aplausos.
A propósito do Wikileaks, acesse o Avaaz para subscrever abaixo-assinado contra a campanha massiva de perseguição contra Assange. É a liberdade de expressão na rede mundial de computadores e contra a mídia livre em todo o mundo que está em jogo. Além de comprometer o Estado de direito. Eu já assinei, assine você também.
Sim, a partir de hoje este blogue “sujo” integra a campanha de apoio a Julian Assange. O selo, na coluna ao lado indentifica os apoiadores. Recebi do ZCarlos, do blogue Contexto Livre, via grupo de discussão do Encontro Nacional de Blogueiros. Cedido pelo criador, o professor carioca Maurício Porto, que agora integra a blogosfera.
Transcrevo a notícia e o vídeo publicados no sítio da revista Carta Capital.
WikiLula: presidente brasileiro protesta contra prisão de Julian Assange
Redação Carta Capital
9 de dezembro de 2010 às 9:00h
Durante evento em que foi apresentado um balanço de quatro anos do PAC, nesta quinta- feira 9, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange. O presidente protestou contra o “cerceamento à liberdade de expressão na internet” e questionou a mídia brasileira por não defender Assange, recentemente preso por uma acusação de crimes sexuais na Suécia.
O WikiLeaks divulgou milhares de documentos sigilosos sobre a guerra do Afeganistão e Iraque e, na última semana, começou a vazar uma série de telegramas secretos trocados pela diplomacia dos Estados Unidos.
Leia o trecho do discurso do presidente Lula
Pode colocar no Blog do Planalto o primeiro protesto, então, contra [o cerceamento à] a liberdade de expressão na internet, para a gente poder protestar, porque o rapaz (Julian Assange) estava apenas colocando aquilo que ele leu. E se ele leu porque alguém escreveu, o culpado não é quem divulgou, o culpado é quem escreveu.
Portanto, em vez de culpar quem divulgou, culpe quem escreveu a bobagem, porque senão não teria o escândalo que tem. Então, Wikileaks, minha solidariedade pela divulgação das coisas e meu protesto contra [o cerceamento à] da liberdade de expressão
****************************************
Saiba mais sobre o caso:
Fundador do site WikiLeaks é preso em Londres:
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/fundador+do+site+wikileaks+e+preso+em+londres/n1237852973735.html
Visa e MasterCard se unem ao boicote contra WikiLeaks:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/visa-e-mastercard-se-unem-ao-boicote-contra-wikileaks
Hackers lançam ataques em resposta a bloqueio de dinheiro do Wikileaks:
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5g5_1RyqwzqqSdcdkuXSkRwc3OCbA?docId=CNG.3ee5f70f5e1bc38f749f897810be5a31.6a1
Conheça o homem por trás do site que revelou documentos secretos americanos:
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/conheca-a-historia-do-site-que-revelou-documentos-secretos-americanos/
O criador do WikiLeaks, entre a sombra e a busca pela verdade:
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hRW1-BWMeIXP6Spyr_UdQJbqu5_g?docId=CNG.24a480c86aa11494311806f554755ceb.701
Saiba mais sobre os telegramas diplomáticos:
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/saiba+mais+sobre+os+telegramas+diplomaticos/n1237852399276.html