
Por Sulamita Esteliam
Olindense de boa cepa, meu amigo Marcelo Santa Cruz, vereador pelo PT e coordenador do Movimento Nacional dos Direitos Humanos em Pernambuco, comemorou seu aniversário, no último sábado, 15, como se deve: com uma suculenta feijoada e muito frevo.

E não poderia ser diferente. Embora o calendário oficial marque o reinado de Momo para o início de março, em Olinda já é Carnaval. Desde o dia 02 de janeiro os ensaios de blocos pipocam pela Cidade Monumento. Nos fins de semanas, as ladeiras são ocupadas pelos clarins, alfaias e tambores que fazem a alegria dos pernambucanos e dos turistas.
Santa Cruz escolheu a sede da Pitombeira dos Quatro Cantos, na lateral da igrejinha de São Pedro, para receber os convidados. Muita alegria e disposição, indispensáveis a quem se arrisca no passo.
Que viva 100 anos.
**************************************
Sua mãe, dona Elzita, aliás, já passa e muito dos 90 – firme, lúcida e ainda na luta incansável pelo direito à memória e à verdade. A perda de Fenando Santa Cruz, militante político, para os horrores da ditadura, e a batalha para reaver o corpo do filho, só fizeram aumentar a fibra desta senhora, exemplo para todos nós. No início de dezembro, recebeu o Prêmio Direitos Humanos 2010. Este blogue publicou aqui.
Um comentário