Mesmo fora do governo, Lula incomoda

Por Sulamita Esteliam
Trófeu Corvo, a partir de charge do Maringoni

É de dar engulhos o artigo que um certo sociólogo publicou no jornal Valor, dia 28 passado, a título de análise do primeiro mês do governo Dilma.  Só li parte do texto, a que foi selecionada, com propriedade, pelo colega jornalista e blogueiro, Luiz Carlos Azenha, do Vi o Mundo. Confesso que me foi muito penoso ir até o final.

Não, não é o ex-presidente FHC, ou Farol da Alexandria, como bem define Paulo Henrique Amorim. Trata-se de Alberto Carlos Almeida, escritor de dois livros, um deles com o título A Cabeça do Brasileiro – pretensão e água benta…!

Eles não desistem: elogiar Dilma, por enquanto. Desconstruir Lula, para sempre... Foto: ABr

Na trilha da cantilena do PIG, ou se preferem, da velha mídia nativa. Dispõe-se não a comparar “criador e criatura”, como tentaram carimbar a dupla durante toda a campanha eleitoral. Muito menos segue a linha “bom mestre, melhor discípula”, o que não deixaria de ser desairoso. Não! Sem qualquer resquício de elegância, descamba para o preconceito, o desprezo, a esculhambação pura e simples.

Barack Obama, todo o mundo “civilizado”, os indicadores de popularidade nunca dantes vistos neste país e no Planeta, o povo brasileiro, todos erram quando consagram Luiz Inácio Lula da Silva. Ele não é “O Cara”. Lula é escória.

O estilo “emotivo”, a falta de apreço pela liturgia do cargo, a simbiose com o dito povão são pecados mortais. Imperdoáveis, e melhor que seja para sempre. Leia o Blog do Paulinho.

Toda “bandalheira” (síntese desta reles blogueira) que o ex-torneiro mecânico, e eterno “sapo barbudo”, teria praticado no governo, e na saída dele, se explicaria “por um só fator”: a baixa escolaridade do ex-presidente.

É o que dita a racionalidade iluminada do distinto sociólogo: “Lula  teve quatro anos de escolarização formal, Dilma estudou 16 anos. Lula não completou o primeiro grau, Dilma fez curso universitário.”

Dilma é Casa Grande, Lula é Senzala:

“Deixar para trás um presidente sem formação escolar, substituindo-o por alguém que tem grau universitário é uma revolução e isso ficará mais claro no decorrer do governo Dilma”, prossegue o intelectual em sua diatribe bizarra.

Milhares de caracteres e regurgitos depois, conclui – aposto que ele acredita -, brilhantemente:

Lula deixa a Presidência da República nos braços do povo. Foto: ABr

“O que Dilma começou a sinalizar é que teremos uma grande inflexão em face de Lula: o governo irá para centro, tanto no conteúdo quanto na forma. Dilma será uma presidente de classe média que voltará a agradar à classe média. Lula foi um presidente de classe baixa que agradou ao povão.”

Leia o artigo completo aqui, na clipagem do Ministério do Planejamento. Antes, tome um antiácido.

*****************************************

Enquanto isso, em Viçosa, município da Mata Mineira que abriga uma das mais cotadas universidades do país…

sábado, 29 de janeiro de 2011

Doutor Lula

Lula recebe título de doutor da UFV

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na noite desta sexta-feira (28), o título de doutor honoris causa na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O Conselho Superior da UFV decidiu agraciar o ex-presidente pela “permanente luta em defesa das causas sociais brasileiras”.
Em seu primeiro discurso desde a posse de Dilma Rousseff, Lula disse que o título era o quarto diploma que recebia em sua vida, contando a conclusão do primário, o curso de torneiro mecânico pelo Senai e a diplomação como presidente da República.
“Quando olharem para mim com desdém porque eu não tenho diploma universitário, vou mostrar esta foto que tirei vestido como doutor honoris causa”, afirmou.
Lula criticou seus antecessores, ao citar o “abandono” do ensino no País, a “lógica excludente desastrada do passado” e a “negligência com a formação profissional”. O ex-presidente declarou ter certeza de que Dilma consolidará o trabalho feito ao longo dos últimos oito anos e promoverá “novos e significativos avanços”.
A série de homenagens para Lula continua hoje (29), com a cerimônia de entrega de uma comenda pela prefeitura de Ubá.

Leia mais em: O Esquerdopata: Doutor Lula

Deixe uma resposta