Pernambuco lidera geração de empregos

por Sulamita Esteliam

Pernambuco apresentou nos últimos 12 meses a maior taxa de crescimento de empregos formais de todo o país, 10,86%. É o que diz a última edição do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgada na semana passada. De maio de 2010 a maio deste ano, o estado gerou 115.373 novos postos de trabalho com carteira assinada. No país, a média de crescimento para o período foi de 6,47%, com 2.256.765 vagas.

À cata de notícias felizes, esta noite andei navegando pelos blogues e sítios da minha lista que, acredito, faz diferença.  Encontrei a informação acima no portal O Nordeste, seguramente a melhor fonte sobre a região. De cultura a economia, lá se encontra de tudo, com a clareza e responsabilidade do jornalista Ivan Maurício.

Tânia Bacelar recebe o Prêmio Tejucupapo, instituído pela revista Nordeste VinteUm, das mãos do ministro Fernando Bezerra, das Relações Institucionais, que também é diretor da publicação - Foto: Mariza Lima

O Nordeste é a parte do país que mais cresce desde a última década, e nos anos Lula, Pernambuco salta aos olhos. Palavra da professora Tânia Bacelar, economista e socióloga, a pessoa que mais entende de desenvolvimento regional e economia política que eu conheço – e a quem já tive o prazer de entrevistar algumas vezes.

Infelizmente, não disponho de acesso digital a tais entrevistas para compartilhar com vocês; a última delas, profética, para o Jornal dos Bancários PE, no início do segundo governo Lula. Mas, o Blog do Miro reproduz uma bem mais recente, para o IHU – Instituto Humanitas Unisinos, do Rio Grande do Sul, na qual Bacelar analisa as transformações do Nordeste na era Lula e “os desafios de Dilma”.

Sua dedicação, aliás, lhe valeu o Prêmio Tejucupapo, do Instituto Nordeste XXI, destinado a mulheres guerreiras. Merecidamente. Ela o recebeu em solenidade na Fundação Joaquim Nabuco, no início do mês.

E, direto da fonte, a analise de conjuntura no estado feita pela Ceplan, empresa da qual Tânia Bacelar é uma das dirigentes.

***************************************

E por falar em felicidade – minha obcessão recém-despertada pelas palavras da minha amiga-irmã Eneida, digníssima presidenta do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, em seu discurso de posse – vejam só o que encontrei na minha garimpagem noturna: O Brasileiro, enfim, sem medo de ser feliz.

Está no Contexto Livre, publicado pelo Zé Carlos, um gaúcho gente boa que conheci no 2º BlogProg, que adora Belo Horizonte, mas vive no Balneário de Camboriú, em Santa Catarina.

Deixe uma resposta