A casa caiu para o BBB, será?

por Sulamita Esteliam

De baixaria em baixaria, um dia chega-se ao crime. E a versão atual do BBB não fez por menos: depois da bebedeira, um estupro, de vulnerável – a sister estava desacordada. Que foi levado ao ar como se fosse um simples amasso, com o singelo comentário do animador, Pedro Bial: “O amor é lindo!” É inadmissível! Tanto que a polícia baixou no Projac no final da tarde, com o vídeo de 7:04 sob o braço, em busca do exame de corpo delito. É o caso de ver se vai dar em alguma coisa.

E antes que os machistas de plantão se arvorem: não é preciso haver penetração para se caracterizar estupro. Desde 2010, a lei é clara: sexo ou assédio não consentido é abuso, e estupro, e crime – clique para ler no Observatório da Mulher.

O assunto bombou nas redes sociais e nos grupos de discussão, feministas principalmente, durante todo o dia. E nos portais da rede, também. Deixo os acessos mais abaixo.

Vou repetir o mantra: paticamente não vejo TV. Muito menos, assisto o BBB. Meu grau de tolerância para baixaria é zero. Todavia, estando nas redes sociais, é impossível não ter acesso às polêmicas, chamemos assim, sobretudo.  Clique para acessar o abaixo-assinado pela responsabilização da emissora. É claro que assinei.

Não vou postar aqui, mas vi o vídeo, o de 7:04, enquanto ele esteve acessível no Youtube. O mesmo que a Polícia Civil do Rio detém, e que a levou ao Projac, na tentativa de ouvir os envolvidos.

É possível detectar que a moça, a partir de determinado momento, está apagada, enquanto o cara faz movimentos de quarto grau. Tentaram vender a história como “racismo”, uma vez que brother acusado de estupro é negro, e as redes pediram sua expulsão do programa.

Também ouvi o áudio da sister ao “confessionário”. Ela confirma os amassos, e diz que não houve sexo, pelo menos disso não se lembra. Claro que a moça não viu o vídeo, o de 7:04, ou pensaria de outra forma – a Globo tinha que ter a decência de mostrar a ela.

A menos que seja tudo encenação. O que torna a coisa ainda muito mais repugnante.

De qualquer forma, é aviltante e inaceitável. TV é concessão pública, e embora o direito ao controle remoto seja um fato, a programação há que respeitar certos limites. O BBB em si é um aviltre à inteligência. Serve para engordar os cofres da plim-plim, enricar um dentre os vários que se submetem aos vexames e abusos cotidianos, ao preço da celebridade instantânea. Mas, há quem goste.

*************************************

Terra: BBB 12: Polícia vai á casa para investigar possível estupro

R7: Policiais vão à casa do BBB para corpo de cdelito de suposta vítima de estupro

IG: BB12: Você acha que houve abuso sexual?

Blog do Miro: Estupro no BBB? É o amor, diz Bial

Blog da Mulher/Vi o Mundo: BBB12 e as velhas justificativas quando o assunto é violência contra a mulher

Conversa Afiada: Estupro ao vivo não caça concessão?

Outras Palavras: A cena do BigBrother é um problema do Brasil

***************************************

Acabo de receber a informação de que o brother acaba de ser expulso do programa. O que deve ser anunciado mais tarde, no próprio BBB. Agora, como bem lembra uma colega de ativismo: e a responsabilidade da Globo, que não apenas exibiu a cenas grotescas, como tentou descaracterizar o crime?

****************************************

Atualizado às 20:23, hora do Recife.

Correção gramatical dia 22.02.2012, às 13:29, hora do Recife.

9 comentários

  1. Sula,
    Porque o Ministério Público Federal (MPF) não agiu até agora? Rafinha Bastos (sei que a referência é fraca) fez uma piada de extremo mau gosto e foi indiciado pelo Ministério Público de São Paulo por incentivo ao estupro. O que a Globo fez é milhões de vezes mais grave, mais repugnante. Porque, repito, o MPF, não agiu ainda? O MPF tem medo da Globo?

  2. Eu só vi o vídeo que está no youtube ainda, e não vi nada demais.
    Posso estar errado…
    Mas, com todo respeito, quem precisa (ou não) tomar alguma atitude é a garota que supostamente foi “vítima”. Se ela ver o vídeo e realmente achar que foi violentada faz a acusação, caso contrário, o assunto está morto.
    Só minha opinião.

    Algo que escrevi hj sobre o BBB http://www.facebook.com/barrososvaldo/posts/348860128475845?notif_t=like

Deixe uma resposta