por Sulamita Esteliam
Acabo de assinar a Carta em Apoio à Causa Indígena, encaminhada pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, que coordena os/as BlogProg – Blogueiros/as Progressistas. Atende ao apelo da AJD – Associação Juízes pela Democracia em defesa da demarcação das terras indígenas, contra a PEC 215 e pela celeridade nos julgamentos.
Para ler a carta-manifesto a ser encaminhada aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário clique: apoio a causa indigena portugues – site- verso final (1).
E para assinar clique aqui.
A PEC 215 -Projeto de Emenda Constitucional visa submeter ao Congresso Nacional decisões que, constitucionalmente, são da lavra exclusiva do Poder Executivo.
***************************************
Passei por fortes emoções nos últimos dias, e estou meio que exaurida, sem condições de elaborar. Assim, para reforçar o apelo, reproduzo o recado que encaminhou mensagem de Kenarik Boujikian Felippe, fundadora e ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia (AJD), a nós, blogueiros, solicitando apoio e divulgação. Situa a carta, a causa e a campanha, lançada mês passado, no contexto midiático e político desta Terra Brazilis.
Vem assinado por Conceição Lemes/Vi o Mundo e Altamiro Borges/Blog do Miro – jornalistas e blogueiros, que integram a direção do Barão de Itararé :
“Basta folhear os grandes jornais, revistas semanais e assistir programas de TV para comprovar o que todos nós sabemos: os povos indígenas estão entre as grandes vítimas da mídia brasileira.
Em pleno XXI, a mídia “vende-os” como mercadoria, cheia de preconceitos. Nega-lhes o direito de manter as suas tradições e ter acesso a bens dos “brancos”. Ao mesmo tempo, esconde suas justas reivindicações, quando não as criminalizam.
Ou seja, a mídia, além de não dar visibilidade às causas indígenas, reforça preconceitos, criminaliza os povos indígenas, que precisam do apoio dos blogueiros progressistas.
Pedimos que leiam com carinho a carta (em anexo) da dra. Kenarik Boujikian Felippe, fundadora e ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia (AJD), a nós, blogueiros. Se possível, apoiem, reproduzam, divulguem. Nós apoiamos.
Conceição Lemes
Altamiro Borges”
