#Para Expressar a Liberdade! Junte-se à campanha

por Sulamita Esteliam

Segunda-feira agitada no retorno à rotina no Recife, depois de cinco dias de trabalho em Belém do Pará, e um domingo de merecido descanso. Passei a manhã na rua, em compromissos previamente agendados. De volta para casa, faltou energia e só agora, à noitinha, pude acessar o computador e recarregar o telemóvel.  Chuva e vento forte devem ter feito outros estragos por aí…

Por essas e outras não pude participar do tuitaço do lançamento da campanha Para Expressar a Liberdade – Uma Nova Lei para Um Novo Tempo, do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – por uma nova lei de comunicação.

Neste 27 de agosto, o CBT – Código Brasileiro de Telecomunicação completa 50 anos, e é essa norma, com alguns remendos impostos em 1995, que nos rege em tempos cibernéticos.

Como diz o texto postado no sítio da campanha: “Não responde à convergência, não respeita a Constituição, não promove a diversidade, não garante o pluralismo e mantém a liberdade de expressão restrita aos donos dos meios de comunicação. Segue representando os valores arcaicos de uma época que o Brasil já deveria ter superado. 50 anos depois, é hora de uma nova lei para um novo tempo.” – mais aqui.

E por falar em diversidade e plurarismo, adorei o Cordel da RegulamentaçãoA Peleja Comunicacional do Marco Regulatório e Conceição Pública na Terra sem Lei dos Coronéis Eletrônicos. O pernambucano Ivan Moraes Filho é o autor, com mote de João Brant e contribuições de Ricardo Mello. Posto o vídeo produzido para a campanha pelo Centro Luiz Freire, de defesa dos direitos humanos, que fica aqui em Olinda :

No sítio paraexpressaraliberdade.org.br, você encontra muito mais informação. A campanha também está no Facebook.