Celebrar e vigiar é preciso

por Sulamita Esteliam

O mês virou, mas a celebração não cessa: i-ne-le-gí-vel! Por oito anos – e tomara que seja pela eternidade – ficamos livres do Coisa-Ruim.

Escrevo i-ne-le-gí-vel assim, soletrado, porque soa nítida a intenção de deixar claro meu contentamento.

Replico, porque amei a forma, a grande e poderosa Maria Bethânia em seu show em Lisboa, Portugal, vibrando desde além-mar com a decisão do TSE:

Sim, Bethânia, querida, viva o Brasil!

Só é preciso estarmos atentos e fortes, porque o Coisa-Ruim deixa rastro de peçonha.  Há que destruir o ninho onde ainda estão armazenados os ovos da serpente.

A política do ódio precisa ser contida, eliminada com ações que preservem o Estado Democrático de Direito e o direito de cidadania das pessoas. Com ações punitivas, sim, sem anistia. Mas com formação de consciência cidadã.

Dignidade, barriga cheia, memória, educação e cultura ainda são o melhor antídoto contra a mentira e o fascismo.

Somos resilientes, somos fortes, somos determinados. Resistimos ao invasor. Resistimos aos maus-tratos, à espoliação e ao abandono. Resistimos à cultura golpista e predadora que insiste em nos violar as entranhas.

Há 523 anos só fazemos resistir aos predadores.

É preciso andar para frente. Construir políticas de Estado que promovam a equidade, garantam a liberdade de ser, além de existir, que transformem nossas riquezas em combustível do presente.

Criar mecanismos que impeçam a sabotagem do futuro por títeres ou aventureiros de colarinho engomado ou  de palhaço.

É fundamental. A eles, como diz o título de uma canção de Alceu Valença, de 1991, todo nosso “Desprezo”. Mas também, é preciso vigilância e ação constante.

Topo com essa pérola ao buscar no Youtube a sugestão que fecha a playlist da celebração do fecho de junho sugerida pela Revista Fórum. Vem a calhar.

Há outras boas notícias que desenham o clarear do horizonte em seis meses de governo popular. Apesar das manobras de contramão. Assunto para outro postagem, entretanto.

Bem-vindo, julho!

****************************************************************************

contribuicoes

Deixe uma resposta