por Sulamita Esteliam

Estrela da abertura do 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em Brasília, ontem à noite, Lula da Silva estava com a corda toda; do jeito que o diabo gosta e a mídia nativa abomina. Claro que roubou a cena. Língua solta, foi exatamente a mídia, ou a parte dela que se convenciona PIG – Partido da Imprensa Golpista, o alvo das críticas do ex-presidente da República. Na contrapartida, louvou os blogueiros “sujos” e a blogosfera. “O povo não precisa mais de intermediário na comunicação”, sentenciou.
E Lula é prova viva disso:governou oito anos sob pesada artilharia e deixou o governo com índices de popularidade “nunca dantes vistos nestes país”. E fez sua sucessora. Não foi fácil: “Nestas eleições eu vi o tamanho do preconceito que existe sobre a mulher neste país. O que fizeram com a companheira Dilma foi extremamente baixo”.
Ovacionado a cada citação, e saudado com o refrão de todas suas campanhas e governo, Lula abandonou o discurso escrito e fez o que mais gosta: distribuir simpatia em improvisos azeitados em metáforas, e desfrutar do calor humano. Do qual, nunca é demais lembrar, não tem medo nem corre risco de se queimar.
“Eu estou aqui porque, como ex-presidente, eu sei bem o que vocês fizeram para o país. Não vou me esquecer nunca o papel que vocês tiveram na defesa da liberdade de expressão neste país. Durante os oito anos do meu governo e, sobretudo, na eleição do ano passado. Vocês evitaram que a sociedade brasileira fosse manipulada, como foi por muito tempo. Vocês evitaram que os chamados falsos formadores de opinião pública que, às vezes, não convencem nem quem está em casa assistindo, ditassem regras.”
O ex-presidente disse que nunca se preocupou com a crítica, que é normal, desde que verdadeira: “Me preocupo com inverdades, má-fé, más informações, como aquela pedra, aquele meteorito de papel que bateu na cabeça de um candidato no ano passado”. E, claro, não deixou por menos: “Vocês foram chamados de sujos pelos que estavam fazendo a sujeira.”
Neste ponto, Lula fez três recomendações importantes, um para os blogueiros, outra para o governo:
1) O sucesso dos blogueiros independentes e livres é a seriedade. “Quanto mais atacarem vocês, mais vocês têm que agir com seriedade. Temos que ganhar deles na imagem que a sociedade vai ter da gente.”
2) É preciso avançar na regulamentação do Plano Nacional de Banda Larga para ampliaro serviço em todo o país. Hoje, no Brasil, 55 mil escolas públicas urbanas têm computadores com banda larga. Não é o que acontece no campo. “Ainda temosmenos computador do que deveríamos, menos internet, menos blogueiros e blogueiras. Precisamos fazer da banda larga um direito de todos. ”
3) “Não podemos ter medo de chamar essa gente (os donos dos veículos de comunicação) pra participar. Temos que falar com todos, sem preconceito, Paulo Bernardo”- ministro das Comunicações.
Lula, entretanto, está otimista quanto a avanços nesta área. Êle acredita que Dilma vá cumprir a meta de implantar o PNBL elaborado em seu governo. Apesar de reconhecer as dificuldades em transformar discursos em prática.
Ao final, foi uma dificuldade para o ministro Paulo Bernardo vencer a tsunami humana que envolveu seu ex-chefe. Lula cercado por blogueiros-tietes, sem medo de ser feliz. E pela mídia que, há que se concordar, não perderia por nada tal manifestação de amor explícito a “Lula, Blogueiro do Brasil”.
*************************************
Esta blogueira se faz presente no #2BlogProg graças à contribuição dos amigos-irmãos: Wanderlei, Silverinha-Xuxu, Marlos Zé-de-Guedes, Tarciso, Elma Heloíza e minha filha-parceira, Carol.
2 comentários