por Sulamita Esteliam
O tuitaço-protesto #minhainternetcaiu…no colo das teles (e do Paulo Bernardo) – agrego em homenagem ao colega blogueiro gaúcho, Eugênio, do Dialógico – primeiro dia oficial de inverno, foi um sucesso.
Liderou o Trend Tropic do Twitter por mais de uma hora na tarde deste 21. À noite, já passava das 20:15 e a hastag ocupava o segundo posto. No Facebook, também, o tema foi postado com frequência. Para não tuiteiros, o Trend Tropic lista as postagens mais frequentes no microblogue. Para serem ranqueadas elas devem vir precedidas do símbolo do jogo da velha#.

A campanha visa pressionar o governo, via Ministério das Comunicações, a garantir banda larga de qualidade para todos. O que não está nem um pouco garantido, a julgar pelas afirmações do ministro Paulo Bernardo no #2BlogProg; aqui neste blogue.
A pergunta que não quer calar é: será, que a exemplo do que ocorreu nas privatizações dos governos tucanos, as teles vão levar tudo de bandeja, novamente?
Sem meias palavras, Renato Rovai, em seu blogue, chama de “velhaco” o discurso do ministro, quando ele diz que o governo não vai tirar dinheiro do saneamento básico para investir em regime público para a banda larga. Lamenta a postura conservadora da gestão Dilma em relaçãoa diversos temas polêmicos, como a homofobia.
Por fim, lembra o efeito multiplicador dos protestos iniciados nas redes sociais, como no caso do Egito, e mais especificamente, da Espanha. E recomenda que,se não for instalar o ministério do “vai dar merda”, conforme Chico Buarque, a presidenta Dilma fique mais alerta aos sinais da blogosfera. Leia íntegra aqui.
****************************************
A campanha Banda Larga é Direito Seu! é permanente e diz respeito a você, a mim, a todos nós. Portanto, quem não tem ou não usa o Twitter, valha-se do FaceBook, Orkut ou do velho e eficiente correio eletrônico.
Envie a mensagem abaixo para o perfil do Ministro Paulo Bernardo no Facebook: http://www.facebook.com/silva.pbernardo e deixem um comentário na página do Ministério das Comunicações: http://www.facebook.com/pages/MiniCom-Brasil/194123303939271
Pelo correio eletrônico – Envie a mensagem abaixo para o endereço – gabinete@mc.gov.br:
Prezado Ministro Paulo Bernardo Silva,
O PNBL foi um passo importante para as políticas de inclusão digital no país. Porém, com o andar das negociações, o governo está prestes a fechar acordos que trazem benefícios para as empresas de telecomunicações sem a imposição de controle tarifário, metas de universalização, parâmetros suficientes de qualidade e gestão pública das redes. Assim, pleiteamos:
1. Retomada imediata das discussões públicas das propostas do PNBL. O governo precisa garantir a interlocução com outros setores além das próprias empresas.
2. Definição de um plano robusto e condizente com a dimensão e com as necessidades do país. Um programa dessa importância não pode ser feito a partir da negociação no varejo e sem estratégia de longo prazo.
3. O PGMU-III deve ser modificado para retirar a possibilidade de as empresas descontarem os custos das metas de universalização e para fortalecer as metas regionais.
4. Estabelecimento do serviço de banda larga em regime público, com metas de universalização, controle de tarifas e garantia de continuidade.
5. Garantir à Telebrás as condições financeiras e estruturais para exercer a gestão pública do PNBL.
6. Estabelecer metas de qualidade que vão além de preço e velocidade, já que a prestação de serviço hoje tem sérios problemas que não podem continuar.
Atenciosamente,
INCLUA SEU NOME
Tá certo, né.
Já vi que meu blog sujo não faz a diferença pra vc.
Tudo bem, não tô nem aí…
…mas por favor, inclua o sujo aí!
Bjo procê!
Não faça biquinho, Zé Carlos: incluído est.
Xêro