#minhainternetcaiu… Será que as teles vão levar de bandeja,de novo?

por Sulamita Esteliam

O tuitaço-protesto #minhainternetcaiu…no colo das teles (e do Paulo Bernardo) – agrego em homenagem ao colega blogueiro gaúcho, Eugênio, do Dialógico – primeiro dia oficial de inverno, foi um sucesso.

Liderou o  Trend Tropic do Twitter por mais de uma hora na tarde deste 21. À noite, já passava das 20:15 e a hastag ocupava o segundo posto. No Facebook, também, o tema foi postado com frequência. Para não tuiteiros, o Trend Tropic lista as postagens mais frequentes no microblogue. Para serem ranqueadas elas devem vir precedidas do símbolo do jogo da velha#.

Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo - Rede Brasil Atual

A campanha visa pressionar o governo, via Ministério das Comunicações, a garantir banda larga de qualidade para todos. O que não está nem um pouco garantido, a julgar pelas afirmações do ministro Paulo Bernardo no #2BlogProg; aqui neste blogue.

A pergunta que não quer calar é: será, que a exemplo do que ocorreu nas privatizações dos governos tucanos, as teles vão levar tudo de bandeja, novamente?

Sem meias palavras, Renato Rovai, em seu blogue, chama de “velhaco” o discurso do ministro, quando ele diz que o governo não vai tirar dinheiro do saneamento básico  para investir em regime público para a banda larga. Lamenta a postura conservadora da gestão Dilma em relaçãoa diversos temas polêmicos, como a homofobia.

Por fim, lembra o efeito multiplicador dos protestos iniciados nas redes sociais, como no caso do Egito, e mais especificamente, da Espanha. E recomenda que,se não for instalar o ministério do “vai dar merda”, conforme Chico Buarque, a presidenta Dilma fique mais alerta aos sinais da blogosfera. Leia íntegra aqui.

****************************************

A campanha  Banda Larga é Direito Seu! é permanente e diz respeito a você, a mim, a todos nós. Portanto, quem não tem ou não usa o Twitter, valha-se do FaceBook, Orkut ou do velho e eficiente correio eletrônico.

Envie a mensagem abaixo para o perfil do Ministro Paulo Bernardo no Facebook: http://www.facebook.com/silva.pbernardo e deixem um comentário na página do Ministério das Comunicações: http://www.facebook.com/pages/MiniCom-Brasil/194123303939271

Pelo correio eletrônico – Envie a mensagem abaixo para o endereço – gabinete@mc.gov.br:

Prezado Ministro Paulo Bernardo Silva,

O PNBL foi um passo importante para as políticas de inclusão digital no país. Porém, com o andar das negociações, o governo está prestes a fechar acordos que trazem benefícios para as empresas de telecomunicações sem a imposição de controle tarifário, metas de universalização, parâmetros suficientes de qualidade e gestão pública das redes. Assim, pleiteamos:

1. Retomada imediata das discussões públicas das propostas do PNBL. O governo precisa garantir a interlocução com outros setores além das próprias empresas.

2. Definição de um plano robusto e condizente com a dimensão e com as necessidades do país. Um programa dessa importância não pode ser feito a partir da negociação no varejo e sem estratégia de longo prazo.

3. O PGMU-III deve ser modificado para retirar a possibilidade de as empresas descontarem os custos das metas de universalização e para fortalecer as metas regionais.

4. Estabelecimento do serviço de banda larga em regime público, com metas de universalização, controle de tarifas e garantia de continuidade.

5. Garantir à Telebrás as condições financeiras e estruturais para exercer a gestão pública do PNBL.

6. Estabelecer metas de qualidade que vão além de preço e velocidade, já que a prestação de serviço hoje tem sérios problemas que não podem continuar.

Atenciosamente,

INCLUA SEU NOME

3 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s