por Sulamita Esteliam
Ando tão fora do eixo que nem sei como minha cabeça vem se sustentando no pescoço. Destarte, não tenho me ligado ao que de melhor o Recife oferece aos seus orgulhosos habitantes – nativos ou adotados -, que é a cultura. Além, é claro – para uma mineira de raiz -, deste marzão besta, a poucos passos do meu canto particular. E eu sequer dando milho aos pombos…
Entonces, me penitencio, nesta apressada postagem.
****************************************
Para quem é de Olinda, Recife e adjacências, e gosta de ler, tem ouvidos para ouvir e olhos para ver, anote aí, antes que seja tarde:

1) A Recitata já se foi, e eu vi nem ouvi Márcia Maracajá brilhar. A mostra de Cinema e Literatura foi encerrada ontem. Mas, ainda é tempo de curtir os últimos dias do 9º Festival de Literatura do Recife – A letra e a voz, promovido pela Prefeitura do Recife, desde o dia 21. Busquei no sítio do evento, via Facebook/Vetor Cultural, do amigo virtual Pedro Rodrigues.
Neste sábado tem, entre outras preciosidades, Roda de Poesia com Wellington Melo, Cida Pedrosa e Pedro Américo, poetas pernambucanos. Cada um vai recitar e comentar uma poesia que influenciou seus escritos. Das 17h às 18:30h, no auditório da Livraria Cultura, anexa ao Paço Alfândega, no Recife Antigo – aqui.
Domingo é reservado às crianças: de 15h às 17h tem contação de histórias no térreo do Paço Alfândega. E continua a Festa do Livro – de literatura, poesia urbana e cordel, no catálogo de 32 livreiros pernambucanos. No espaço Mauro Mota, de 14h às 21h.
***************************************
2) Neste sábado, de 15h às 18h, Jerônimo J. Matos, filósofo e professor de idiomas estreia como escritor. Lança Fragmentos de Vida, pela Editora Nossa Livraria, 100 páginas, R$ 25.
De prosa poética se trata; à guiza de Cordel, em capítulos. Na definição do autor: “Realidade imitando a ficção e a ficção se baseando na realidade”. Anote o endereço: Rua do Sol, 77 – Carmo, Olinda.
Boa sorte, meu camarada! Que seja o primeiro de muitos.
****************************************
2) Já está nas livrarias o livro 1630-1654 Holandeses em Pernambuco, do jornalista e pesquisador Recifense, Leonardo Dantas Silva. Quem é do ramo garante que é um deleite para os amantes de História e da História pernambucana em 368 páginas.
Editado sob o patrocínio do Instituto Brenannd, pode ser encontrado nas livrarias Cultura, Jaqueira e Imperatriz – Shopping Recife.

Oi, Sula, minha tornou-se sua fan. Seu comentário carinhoso e sincero. Eu também lhe agradeço. Aproveito para lhe informar que vamos para a segunda tiragem do livro e vamos fazer um laçamento interno no salão filatélico dos Correios, Recife, dia 31/10 – Das 08 às 17:00 horas. SAe estiver por aqui, dê uma passada lá.
Obrigado e um grande abraço.
Infelizmente, estarei viajando, Jerônimo. Boa sorte! Abs.