Literatura, antes que seja tarde

por Sulamita Esteliam

Ando tão fora do eixo que nem sei como minha cabeça vem se sustentando no pescoço. Destarte, não tenho me ligado ao que de melhor o Recife oferece aos seus orgulhosos habitantes – nativos ou adotados -, que é a cultura. Além, é claro – para uma mineira de raiz -, deste marzão besta, a poucos passos do meu canto particular. E eu sequer dando milho aos pombos…

Entonces, me penitencio, nesta apressada postagem.

****************************************

Para quem é de Olinda, Recife e adjacências,  e gosta de ler, tem ouvidos para ouvir e olhos para ver, anote aí, antes que seja tarde:

Márcia Maracajá, escritora, poeta em ação na Recitata 2011 - Foto Magda Silva, capturada no álbum de Maracajá, no Flick

1) A Recitata já se foi, e eu vi nem ouvi Márcia Maracajá brilhar. A mostra de Cinema e Literatura foi encerrada ontem. Mas, ainda é tempo de curtir os últimos dias do 9º Festival de Literatura do Recife – A letra e a voz, promovido pela Prefeitura do Recife, desde o dia 21. Busquei no sítio do evento, via Facebook/Vetor Cultural, do amigo virtual Pedro Rodrigues.

Neste sábado tem, entre outras preciosidades, Roda de Poesia com Wellington Melo, Cida Pedrosa e Pedro Américo, poetas pernambucanos. Cada um vai recitar e comentar uma poesia que influenciou seus escritos. Das 17h às 18:30h, no auditório da Livraria Cultura, anexa ao Paço Alfândega, no Recife Antigo – aqui.

Domingo é reservado às crianças: de 15h às 17h tem contação de histórias no térreo do Paço Alfândega. E continua a Festa do Livro – de literatura, poesia urbana e cordel, no catálogo de 32 livreiros pernambucanos. No espaço Mauro Mota, de 14h às 21h.

***************************************

2) Neste sábado, de 15h às 18h, Jerônimo J. Matos, filósofo e professor de idiomas estreia como escritor. Lança Fragmentos de Vida, pela Editora Nossa Livraria, 100 páginas, R$ 25.

De prosa poética se trata; à guiza de Cordel, em capítulos. Na definição do autor: “Realidade imitando a ficção e a ficção se baseando na realidade”. Anote o endereço: Rua do Sol, 77 – Carmo, Olinda.

Boa sorte, meu camarada! Que seja o primeiro de muitos.

****************************************

2) Já está nas livrarias o livro  1630-1654 Holandeses em Pernambuco, do jornalista e pesquisador Recifense, Leonardo Dantas Silva. Quem é do ramo garante que é um deleite para os amantes de História e da História pernambucana em 368 páginas.

Editado sob o patrocínio do Instituto Brenannd, pode ser encontrado nas livrarias Cultura, Jaqueira e Imperatriz – Shopping Recife.

5 comentários

  1. Pingback: Marcus Nemec
  2. Oi, Sula, minha tornou-se sua fan. Seu comentário carinhoso e sincero. Eu também lhe agradeço. Aproveito para lhe informar que vamos para a segunda tiragem do livro e vamos fazer um laçamento interno no salão filatélico dos Correios, Recife, dia 31/10 – Das 08 às 17:00 horas. SAe estiver por aqui, dê uma passada lá.
    Obrigado e um grande abraço.

  3. Pingback: carnevale

Deixe uma resposta