Liberdade de expressão e diversidade: diálogos

por Sulamita Esteliam

O Instituto Patrícia Galvão lançou, dia 31 de agosto, a série de vídeos Diálogos sobre a Liberdade de Expressão e Diversidade – na Livraria Cultura, em São Paulo. O objetivo é aprofundar o debate sobre os temas, a partir da perspectiva de gênero, raça/etnia e orientação sexual, de modo a permitir que a diversidade seja princípio fundamental na comunicação.

A competente e participativa jornalista pernambucana, Ana Veloso, professora de Jornalismo na Unicap e doutoranda em Comunicação pela UFPE, abre a série. Num grupo de seis pessoas que falam sobre Liberdade de Expressão e Diversidade em um Contexto Democrático.

Veloso foca sua abordagem na necessidade de regular para suprir a ausência de diálogo dos meios de comunicação com a sociedade, no Brasil, e no mundo: “Há monólogo de um setor que é comandado por homens, heterossexuais, ricos, brancos, que controlam os meios de comunicação social (…)”, afirma.

Sobre o assunto, recomendo artigo de Cynthia Semiramis, no blogue da mineira, que é mestre em direito, e também é feminista: A Globo contra Letícia Fernandez, eu e você.

Eis o vídeo com Ana Veloso. Os demais você pode assistir a partir dos acessos que posto na sequência.

São quatro diálogos, nos quais diferentes profissionais de áreas diversas falam sobre a temática proposta,  a saber:

Diálogo 1: Liberdade de Expressão e Diversidade em um Contexto Democrático

Diálogo 2: Liberdade de Expressão e Diversidade de Raça e Etnia

Diálogo 3: Liberdade de Expressão e Diversidade de Gênero

Diálogo 4: Liberdade de Expressão e Diversidade de Orientação Sexual

****************************************

 A série Diálogos é uma realização do Instituto Patrícia Galvão – Mídia e Direitos, em parceria com a Andi –  Agência de Notícias dos Direitos da Infância,  Clam – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos,  Fundação Carlos Chagas e Geledés – Instituto da Mulher Negra. A Fundação Ford e Secretaria de Políticas para as Mulheres apoiaram.

Deixe uma resposta