Dom Hélder dá nome a Medalha de Direitos Humanos em Olinda

por Sulamita Esteliam
Dom Hélder Câmara, ícone da não-violência com bravura - foto captura do blogue marietaborges.com

Acontece nesta terça, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Olinda, a entrega da Medalha de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. A iniciativa é do vereador Marcelo Santa Cruz (PT), em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se passou dia 10.

Registro, com alegria, que Tiago Amorim, artista plástico olindense, é um dos laureados. Ele faz trabalho fundamental com crianças e adolescentes do Alto da Mina, abrindo seu atelie para oficinas de arte e cultura, todas terça e quinta-feiras. Nesses dias, seu reduto de criação é aberto ao público. Saiba mais sobre o artista e sua obra aqui, em reportagem da revista pernambucana Continente.

Os outros homenageados são: Melba Martins, advogada e defensora dos direitos humanos, com longa folha de serviços prestados à causa; Casa de Passagem Ana Vasconcelos, ONG que trabalha com crianças e adolescentes, sobretudo meninas, do Recife e de Olinda; Comissão Memória, Verdade e Justiça, que reúne diferentes entidades da sociedade civil, e tem como missão subsidiar a Comissão Nacional da Verdade, criada para esclarecer os atentados contra os direitos humanos nos períodos de ditadura no Brasil.

Marcelo coordena o MNDH – Movimento Nacional dos Direitos Humanos em Pernambuco. É filho de dona Elzita Santa Cruz, militante aguerrida da causa, e irmão de Fernando Santa Cruz, desaparecido político na longa noite da ditadura – aquiaqui e aqui neste blogue.

Um comentário

Deixe uma resposta