por Sulamita Esteliam
Acontece nesta tarde, em Porto Alegre/RS, a marcha de Abertura do Fórum Social Temático 2012, que acontece na capital gaúcha e mais quatro cidades da região metropolitana: Gravataí, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Na manhã de hoje teve início, também, o Fórum Mundial da Educação.
Vai discutir as plataformas para a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, em junho – aqui, no Blog do Miro. A agência Carta Maior faz cobertura especial do evento que vai até o próximo dia 29 – aqui.
A presidenta Dilma Roussef estará presente dia 26, quando participa dos Diálogos entre a Sociedade Civil e Governos. Fala sobre crise econômica, políticas públicas de combate à pobreza e diretrizes brasileiras para a Rio+20.
Sete ministros também estarão nas atividades do FST: os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes; da Agricultura, Mendes Ribeiro; e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros.
No dia 27, acontece o Fórum de Mídia Livre, evento paralelo ao FST, que vai discutir a pauta dos movimentos pela democracia na comunicação para o evento das Nações Unidas no Rio. O evento é promovido pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé,Ciranda, Revista Fórum e várias outras entidades. Volto ao assunto amanhã.
A propósito, dentro das atividades do Fórum Social Temático, o Barão de Itararé promove o debate Resistência à crise, novos meios e alternativas de comunicação, dia 25, às 13:00, na Faculdade de Direito da UFRS. Quem está em Porto Alegre e se interessa pelo tema não pode perder.
Evento em parceria com a ALAI – Agência Latinoamericana de Informação e ALER – Associação Latinoamericana de Educação Radiofônica, para discutir o cenário de crise internacional e os desafios dos meios alternativos de comunicação.
Outra agenda importante é a inauguração do selo Barão de Itararé na área editorial, com o lançamento do livro Latifúndio Midiota: crime$, crise$ e trapaça$, Editora Papiro, R$ 20,00. Na sexta-feira, 27, na Tenda das Centrais Sindicais, em frente à Usina do Gasômetro.
Um comentário