por Sulamita Esteliam
Acontece na sexta, 27 e no sábado, 28 em Porto Alegre, o III Fórum de Mídia Livre, evento paralelo ao Fórum Social Temático 2012, aberto ontem, e que segue até o domingo, 29 – aqui, no blogue. Os debates se dão em torno de três eixos temáticos: direito à comunicação, apropriação tecnológica e redes e políticas públicas para midias livres.
A Primavera Árabe e a Mídia Alternativa na Palestina é tema de um painel, logo no primeiro dia. A programação completa está aqui.
O III FML serve, também, como evento preparatório para o II Fórum Mundial de Mídias Livres. O encontro internacional se dará durante a RIO+20 – Cúpula dos Povos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento sustentável, em junho – aqui, no Observatório do Direito à Comunicação.
Foi o Rio, aliás, que abrigou a primeira edição do Fórum de Mídia Livre, no final de junho de 2008, da qual tive oportunidade de participar.
O II FML aconteceu em dezembro de 2009, em Vitória, ES. Ano em que se deu, também, o I Fórum Internacional de Mídia Livre, concomitante ao Fórum Social Mundial, no Pará, no final de janeiro/início de fevereiro.
***************************************
No mesmo espaço, a Casa de Cultura Mário Quintana, ocorre, a partir deste 25, o Conexões Globais. Em pauta o ativismo social na internet, com rodas de diálogos, oficinas, web conferências, shows de música, artes visuais, lançamentos de livros, paineis e muito mais – aqui a programação.
O painel de abertura, hoje, debateu O Direito Humano à Internet, com Javier de la Cueva, advogado espanhol, especialista em direitos digitais, e Rogério Santanna, engenheiro especialista em gerência em engenharia de software. Presente, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria Especial de Direitos Humanos. Veja a entrevista:
Acompanhe aqui notícias e entrevistas sobre o Conexões Globais. Os shows musicais são transmitidos ao vivo, aqui.
****************************************
Um calor escaldante, seguido de um baita toró, saudou os 20 mil ativistas, de todo o mundo, que participaram da já tradicional Marcha de Abertura do Fórum Social Temático, ontem, na capital gaúcha. Pessoas que acreditam que outro mundo é possível e lutam para fazer acontecer.
É a festa da diversidade, levada a sério, mas sem perder a leveza, característica de todos os fóruns sociais mundiais. A marcha invade as ruas de Porto Alegre, desde o Lago Glênio Peres, onde fica o belíssimo Mercado Central, até o Anfiteatro Pôr do Sol. São cerca de duas horas de caminhada. É chão!
Participei da 2ª edição do Fórum Social Mundial, que reuniu 50 mil pessoas, em 2002, em Porto Alegre – sede das três primeiras, de 2001 a 2003, e da quarta, em 2005. Experiência única.
Veja como foi a marcha de abertura deste ano no vídeo da TV Brasil: