por Sulamita Esteliam
Começo por pedir desculpas pela longa ausência. Estive mergulhada até o pescoço no processo de mudança de apartamento e, além e por causa disso, fiquei sem acesso à rede. Estou de volta, embora boa parte de minhas tralhas ainda esteja encaixotada. Cada coisa a seu tempo; por ora, vamos ao que interessa.
Jornalistas, blogueiros, comunicadores e ativistas de mídia livre comprometidos com o direito humano à comunicação têm dois encontros marcados nos próximos dias:
1) O III BlogProg – Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em Salvador/BA, de 25 a 27 deste mês, no Hotel Sol Bahia, em Patamares – a 12 km do Aeroporto 2 de Julho. Em pauta, a defesa da liberdade de expressão e da blogosfera, a democracia na comunicação, com ênfase no debate do novo marco regulatório para o setor.
Já há 279 inscritos confirmados, dentre os quais esta reles blogueira se inclui, e já trombeteou, há dias, aqui no blogue. Mas você ainda pode inscrever-se até o dia 21 de maio. Detalhes sobre como fazer e sobre a programação no sítio do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.
2) O II Fórum Mundial de Mídia Livre, que acontece dias 16 e 17 de junho, durante a Cúpula dos Povos na Rio+20, no Rio de Janeiro – também aqui no blogue. Ativistas, pesquisadores e comunicadores da mídia alternativa de todo o mundo se reúnem no campus Praia Vermelha da UFRJ para discutir direito á comunicação; políticas públicas; apropriação tecnológica e movimentos sociais. Entenda o que é e como participar aqui, no sítio da Cúpula dos Povos. Aqui, a programação.
Há espaço para atividades autogestionadas e o cadastramento para tais está aberto até 05 de junho – clique para acessar o formulário. Não há taxa de inscrição.
A primeira edição do FML aconteceu em Belém, como atividade paralela do Fórum Social Mundial 2009. Tudo começou no Rio de Janeiro, em 2008; depois, vieram mais dois encontros nacionais: Vitória/ES, em 2009 e Porto Alegre/RS, em 2012. Houve, ainda dois encontros preparatórios no Norte da África: Marrakesh, em 2011 e Tunis, em 2012 e uma Assembleia de Convergência no Fórum Social Mundial 2011, em Dacar.
Estive presente no primeiro encontro no Rio de Janeiro, foi muito proveitoso. Lamentável não poder participar desta edição que agrega comunicação e cultura às pautas da luta por justiça ambiental e social.

2 comentários