por Sulamita Esteliam
Quando vi as fotos da ocupação pela primeira vez, no Facebook, achei que habitava outro planeta. Como assim, um evento desta natureza, e eu não tomo conhecimento…!? Mal sabia esta reles blogueira que já era o segundo #OcupeEstelita. Dou minhas antenas à palmatória, agora, que recebo o convite para a 3ª edição, neste sábado 12 de maio, véspera do domingo dedicado às mães.
Vem, o convite, por obra e graça da mesma arauta da versão acontecida que a mim chegou: a jornalista Márcia Laranjeira, feminista de boa cepa. Entretanto, registro mas não reclamo, não fez caso do convite que fiz, à época, via FB, para escrever sobre o evento para este blogue ; sei que é mulher muito ocupada, como a maioria de nós.
Mas não fujamos da raia: o #OcupeEstelita é causa de primeira grandeza e necessidade; antes que o Recife histórico se torne presa inescapável da especulação imobiliária, desenfreada – eu que o diga.
Agora, situemos o histórico. Ressalte-se, não rima com velho ou antigo. Até porque, a área mais moderna, digamos, da cidade, seria Boa Viagem, que tem mais de 300 anos. Não sei quantos anos tem o Cais José Estelita, que liga o Bairro de São José à Cabanga, que por sua vez, dá acesso ao Bairro de Afogados, margeando São José, e ao Pina e a Boa Viagem, contornando pela esquerda, quem bem da área central, e vice-versa.
Do Cais, no estuário dos rios Capibaribe, Beberibe e Pina, se avista a resistente e sombraceira Brasília Teimosa, de gente altaneira e belas histórias. É uma das mais vívidas imagens do Recife. O próprio Cais o é, mas de beleza ociosa, que, na falta de criatividade do poder público, foi ou está sendo abiscoitada, como se diz lá Minas, pelos donos da cidade: as incorporadoras imobiliárias.
Assim, o objetivo do #OcupeEstelita é chamar a atenção para o que querem fazer do Cais. O Sítio é objeto do projeto “Novo Recife”. E o que isso quer dizer? Trata-se, nada menos, que um consórcio das maiores construtoras pernambucanas: Moura Dubeux, Queiroz Galvão, GL Empreendimentos e ARA Empreendimentos.
E o que eles propõem? Construir 12 torres no local onde outra se localizavam os armazéns da antiga Rede Ferroviária Federal. Claro, com a conivência da prefeitura e do Plano Diretor da Cidade, que se não permite, no mínimo é omisso – tanto que já existem duas torres de 40 andares no mesmo São José, na divisa com o Bairro do Recife. Uma verdadeira aberração do ponto de vista estético, social e ambiental.
Tal projeto – o das 12 torres -, argumentam os organizadores do #OcupeEstelita,
“não reflete a identidade histórica do Bairro de São José, desconsidera
soluções ambientais sustentáveis e impossibilita um convívio social saudável.”
Se você concorda, junte-se ao movimento. A manifestação é neste sábado, 12 de maio, a partir do meio dia. Euzinha, infelizmente, estarei carregando e descarregando móveis de uma para outra moradia, após três meses de maratona, 25 imóveis visitados até topar com um no qual vislumbrar um lar que me caiba, e às minhas tralhas, e ao meu bolso e no de quem/s com ele contribui. Mas esse é um assunto para outra postagem.
Neste sábado, 12, #OcupeEstelita. Use a criatividade e pinte no Cais; a causa é digna.
****************************************
Sim, a logo da abertura tem explicação:
12M= 12 de maio! Um chamado dos movimentos de ocupação ao
redor do mundo. Neste dia, manifestantes em diversos países sincronizam
suas agendas e ocupam as ruas em defesa de alternativas para a
sociedade, e contra a concentração de poder nas mãos de políticos e
corporações.
Recado dos organizadores.
****************************************
Revista e atualizada às 00:38 de 12.05.2012
Sulamita, querida, não estou esquecida da dívida! Te agradeço a força, o entusiasmo, a divulgação.
Espero te encontrar por lá amanhã e nos próximos!
Pra quem quiser saber informações detalhadas, indico o blog http://www.direitosurbanos.wordpress.com
bj, Márcia
Também não me esqueci, e pagarei qdo importar o ora-pro-nobis – agora na nova casa. Como disse na postagem, não estarei fisicamente no #OcupeEstelita, porque mudo justamente neste sábado. Bons fluídos para vcs. Xêro