Planeta Lilás, a voz das mulheres na Cúpula dos Povos

por Sulamita Esteliam

Gente, ando meio perdida no tempo, mas plugada no que interessa, e me é essencial. Daí que, espero, compreendam a irregularidade de horários e frequência nas postagens deste blogue, ultimamente. Por mais que tente, minha capacidade de multiplicação anda um tanto quanto capenga. Mas, vamos que vamos …

Mantenho a temática Cúpula dos Povos na Rio + 20 – aqui e aqui, neste blogue. À hora em que inicio o que escrevo, 23:56, ainda estamos a oito dias da abertura, dia 15.

Interrupções mil, quero apresentar a vocês, que se ligam nas ondas do rádio, mas não estão plugados nas redes feministas, o Planeta Lilás.  Trata-se de programa da Rádio Cúpula, que vai transmitir online os acontecimentos que fluirão do Aterro do Flamengo, desde dia até o 23, com olhar e voz femininos, direto do Território das Mulheres – também aqui neste blogue.

Serão duas horas diárias de programação abrangente, construída solidária e coletivamente, via Rede Mulheres em Comunicação/Amarc – Associação Mundial de Rádios Comunitárias. Melhor, sob a coordenação competente de Denise Viola, que também é da EBC. A Rede Mulher e Mídia, a Articulação de Mulheres Brasileiras e a Wiego – Mulheres em Emprego Informal participam ativamente desta construção.

O formato é rádio-revista: músicas, entrevistas, reportagens, debates, notícias e as produções gravadas e produzidas pelas mulheres que não estarão presentes no Rio de Janeiro durante a Cúpula dos Povos.

A temática foca os grandes temas da Cúpula dos Povos Rumo à Rio + 20, “numa perspectiva feminista”, observa Denise. Soberania Alimentar, Direito à Justiça Social e Ambiental, Alternativas à Economia Verde, Lixo, Consumo e o papel das Catadoras de Materiais recicláveis, Água, dentre outros.

Inclusive, e certamente, a cobertura da Plenária da Campanha pelo Direito à Comunicação para Todos e pelo Marco Regulatório, dia 15; e do II Fórum Mundial de Mídia Livre, dias 16 e 17

Tornarei ao assunto mais adiante. Bom fim de semana.

Deixe uma resposta