por Sulamita Esteliam
Atividades autogestionadas, culturais, palestras, mídias livres, laboratório de comunicação compartilhada, Território do Futuro, Território das Mulheres. É a Cúpula dos Povos que abriu na manhã de hoje, no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro, os debates e atividades paralelas que seguem até o dia 23, quando se encerra a Rio + 20 – Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
São os caminhos da humanidade neste Planeta que estão em jogo. Se há diálogo entre os dois eventos, isso é outra história. Mas, como lembra a radialista Denise Viola, da Rede Mulheres em Comunicação e da Amarc Brasil – Associação Mundial de Rádios Comunitárias, que coordena as transmissões de rádio sob a ótica feminista – o Planeta Lilás, diretamente da Cúpula: “Para alguns, uma fonte inesgotável de recursos a serem usados e abusados… Para outros, um organismo vivo, chamado Gaia, que clama por respeito!”.
Clique para conhecer a programação completa. E para ler outras publicações deste blogue a respeito. Aqui o mapa da Cúpula no Aterro do Flamengo. Acompanhe as notícias no sítio da Cúpula dos Povos e também pela Agência Carta Maior, que faz cobertura especial. E aqui você assiste à transmissão ao vivo do encontro pela TV Cúpula. Assista ao vídeo sobre a Amazônia e os Povos Indígenas: A água tem direitos?
***************************************
Agora à tarde, na tenda 28 – Patrick Lucumba do Território da Cúpula dos Povos, acontece a Plenária da Campanha sobre Liberdade de Expressão e Marco Regulatório. À frente o FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e outras entidades que atuam no setor – aqui, no sítio do Intervozes.
E no sábado e domingo, é a vez do II Fórum Mundial de Mídia Livre, no Campus Praia Vermelha da UFRJ. A programação, bastante extensa e rica, inclui painéis e debates em torno de quatro eixos de debates, exibição de vídeos e atividades autogestionadas, que podem ser conhecidas em detalhes no sítio Ciranda.Net.
***************************************
PS: esta postagem estava programada para ontem; todavia, mais uma vez, não pude chegar ao computador. Roda que gira, vida que segue.
Bom fim de semana.