Cúpula dos Povos e Rio + 20: o mundo desemboca no Rio

por Sulamita Esteliam

Atividades autogestionadas, culturais, palestras, mídias livres, laboratório de comunicação compartilhada, Território do Futuro, Território das Mulheres. É a Cúpula dos Povos que abriu na manhã de hoje, no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro, os debates e atividades paralelas que seguem até o dia 23, quando se encerra a Rio + 20 – Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

São os caminhos da humanidade neste Planeta que estão em jogo. Se há diálogo entre os dois eventos, isso é outra história. Mas, como lembra a radialista Denise Viola, da Rede Mulheres em Comunicação e da Amarc Brasil – Associação Mundial de Rádios Comunitárias, que coordena as transmissões de rádio sob a ótica feminista – o Planeta Lilás, diretamente da Cúpula: “Para alguns, uma fonte inesgotável de recursos a serem usados e abusados… Para outros, um organismo vivo, chamado Gaia, que clama por respeito!”.

Clique para conhecer a programação completa. E para ler outras publicações deste blogue a respeito. Aqui o mapa da Cúpula no Aterro do Flamengo. Acompanhe as notícias no sítio da Cúpula dos Povos e também pela Agência Carta Maior, que faz cobertura especial. E aqui você assiste à transmissão ao vivo do encontro pela TV Cúpula. Assista ao vídeo sobre a Amazônia e os Povos Indígenas: A água tem direitos?

***************************************

Agora à tarde, na tenda 28 – Patrick Lucumba do Território da Cúpula dos Povos, acontece a Plenária da Campanha sobre Liberdade de Expressão e Marco Regulatório. À frente o FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e outras entidades que atuam no setor – aqui, no sítio do Intervozes.

E no sábado e domingo, é a vez do II Fórum Mundial de Mídia Livre, no Campus Praia Vermelha da UFRJ. A programação, bastante extensa e rica, inclui painéis e debates em torno de quatro eixos de debates, exibição de vídeos e atividades autogestionadas, que podem ser conhecidas em detalhes no sítio Ciranda.Net.

***************************************

PS: esta postagem estava programada para ontem; todavia, mais uma vez, não pude chegar ao computador. Roda que gira, vida que segue.

Bom fim de semana.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s