Festa da Literatura no Museu do Estado

por Sulamita Esteliam

Esta quinta é da Literatura no Recife, com lançamento múltiplo de livros editados pela Cepe – Companhia Editora de Pernambuco: a partir das 19:00 horas, no Museu do Estado nas Graças.  O convite me chega pelas mãos do amigo jornalista e homem de Rádio, Ruy Sarinho. Dentre as obras, o livro de contos de Marco Albertim, premiado escritor Marco Albertim, pernambucano de Goiana, Mata Norte.

Transcrevo as informações sobre a obra, também enviadas por Sarinho:

Livro de contos de Marco Albertim

Uma loura vinda de São Paulo, falando um português sem lesões, impressiona uma célula de estudantes que se batem contra a ditadura. Sua voz desliza como as curvas de seu corpo. Suas pernas são queimadas do ácido jogado pela polícia, durante manifestação estudantil na capital paulista. É procurada pela polícia, e isto confere autoridade e carisma a seu rosto de feitio europeu. Ingrid tinha alergia à lama do Capibaribe é o título do livro de contos do jornalista e escritor Marco Albertim, cujo lançamento ocorrerá no Museu do Estado de Pernambuco, a partir das 19h desta quinta-feira. Acrescente-se que Ingrid, em seus sonhos de revolução social, trama junto com operários e camponeses como se fossem pênis místicos.

São dezesseis narrativas que destilam sustos, agonias, vinganças e esperas nunca esgotadas.

Última noite no cabaré dá conta de uma prostituta de seios cambados, acolhendo um estranho sem identidade, em seu quarto enfeitado por estatuetas de candomblé. Deus há de prover tem o mesmo cenário, mas de uma prostituta que peleja por um Natal com peru assado para sua mãe paralítica. Em O adultério de Teresa, uma mulher casada tem saudades do primeiro marido Perdão para Santina é o mais lúdico de todos os contos; Pacajus é um marido traído, e procura se redimir com velas acesas no túmulo da falecida. Levem minha memória também – mostra a agonia de uma mãe que tem o filho perseguido por policiais da ditadura. Triângulo desamoroso é tragicômico; um subversivo que se arrepende de seu passado de militância política, tem a repulsa da esposa e do amante da esposa. Na agonia, ele acusa o amante de sua mulher de ser um “bolchevique tardio.”

Marco Albertim foi ganhador do Concurso Nacional de Contos Osman Lins, da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. Recebeu a Menção Honrosa com o livro Um presente para o Papa e outros contosno concurso Prêmios Literários da Cidade do Recife. A convite integra as antologias Recife conta o Natal e Panorâmica do Conto em Pernambuco.

Deixe uma resposta