por Sulamita Esteliam

Uma pequena pausa para a arte. Afinal, hoje é terceira sexta do ano, e janeiro caminha na segunda metade rumo ao fim, e ainda não falei do Janeiros de Grandes Espetáculos, “o maior” evento cênico nacional – bem ao modo e gosto pernambucanos.
Justo quando o festival homenageia o poeta Jomard Munis de Britto, que derrama gentilezas neste blogue com seus atentados poéticos. A outra homenageada é a teatróloga e educadora potiguar, Lúcia Machado, pernambucana por adoção e coração.
Tem artista de todo canto, do Brasil e do mundo, nos quatro cantos da cidade – e também em Goiana, Caruaru e Arcoverde. Mas vou falar, primeiramente, da novidade desta edição: a abertura do MostraPE 2014, da turma querida da produtora NósPós. Pois é neste sábado, a partir das 20:00 horas, no Teatro Arraial.
Ano passado, a surpresa boa ficou por conta da presença de Jessé – o violonista dos ônibus e das ruas do Recife -, acompanhado de sua ArmorialRock – aqui. Sucesso total. A apresentação rendeu algumas pautas ao longo do ano, mas o músico continua a se apresentar no seu palco costumeiro – aqui.
Topei com ele num dia de dezembro, voltando do trabalho. Tocava música sacra, mas logo emendou para um forró, retornando ao clássico. Depois, o discurso engajado sobre a falta de oportunidade para a música, e ausência de verdadeira política pública cultural. Para fechar, a venda de seus CDs – autoral e clássico, gravações independentes; tenho ambos. O cabra é bom.
De volta à MostraPE, aspas para o convite postado nos eventos do Facebook, com marcação para esta escriba:
“Iniciamos mais uma temporada em clima de grande astral. A abertura da temporada 2014 DA MOSTRAPE será no Janeiro de Grandes Espetáculos!
Começamos mais uma jornada de vinte eventos até o final do ano promovendo uma bela interação entre eventos, linguagens e propostas artísticas.
Dentro da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos a MOSTRAPE apresenta uma jam poética e musical com a escritora Ana Maria Pereira, os escritores e músicos Johsi Guimarães e Manuca Bandini, juntamente com o grupo Mexidinho –cujo repertório passa pelam MPB, samba, frevo e rock´n roll – trazendo ao público um pouco da nova, rica e engenhosa cena artística do estado.
O evento acontece no sábado 18/01/2014 às 20h no Teatro Arrail (rua da Aurora – Recife/PE). Preço promocional para todos: meia entrada a R$ 10,00
Esperamos todos lá!
Ingressos à venda na bilheteria ou pelo link: http://www.compreingressos.com/espetaculos/2334-Projeto-Nos-Pos-MOSTRAPE—3-Temporada?partida=janeirodegrandesespetaculos
Para ouvir Mexidinho: https://soundcloud.com/mexidinho
Ficha Técnica:
Participantes
Ana Maria Pereira (PE) – Escritora
Johsi Guimarães (PE) – Escritora/musicista
Manuca Bandini (PE) – Escritor/músico
Grupo Mexidinho (PE)
Olivia Fancello – Voz/violão
Maneco Baccarelli – Voz/violão
Eudes Reges – Percussão
Rodrigo Gondao – Percussão
Emanuel Epaminondas – Contrabaixo
Heberton Forllan Forllan – Banjo/gaita .”
***************************************
Eis a íntegra da programação do Janeiros de Grandes Espetáculos 2014, no Recife.

Vc brilha desde os tempos da Fafich e assim permanece, ou, cada vez mais. ABRS, dorinha
Generosidade sua, mas obrigada, Dorinha. Agora vc me deixou com a pulga atrás da orelha, hehe… Somos faficheiras contemporâneas? Desculpe, mas às vezes a memória me escapa…