Nilmário Miranda: O PT e o resultado das urnas

Transcrevo do Blog do Nilmário:

O PT cumpriu seu objetivo maior

Nilmário Miranda
Nilmário com Dilma, em Beagá: carreata em 16/10. Foto Roberto Stuckert Fo

Como sai o PT dessa eleição? Elegeu a presidente da República, que é o principal cargo em disputa. Elegeu a maior bancada federal (88 deputados) e voltou a ter a segunda bancada de senadores (14). Fez cinco governadores, o mesmo que fez em 2006: reelegeu os governadores Jacques Wagner (BA) e Marcelo Deda (SE); elegeu Tião Viana no Acre (quarto mandato petista); Agnelo Queiroz no DF e a grande vitória de Tarso Genro no Rio Grande do Sul. No Piauí, o PT optou por apoiar o vice de Wellington Dias (eleito senador), Wilson Martins do PSB. Foi derrotado no Pará, onde Ana Júlia perdeu para o tucano Simão Janete.

Na verdade a prioridade era o projeto nacional (eleger Dilma), eleger senadores (tinha 9 e passou para 14) e fez a maior bancada para a Câmara (passou de 79 para 88). O PT foi decisivo no segundo turno ao jogar a militância nas ruas e ajudou a trazer a juventude e os movimentos sociais.

Como sempre, coube ao PT a tarefa do programa de governo. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, saiu-se bem como coordenador da campanha, especialmente no segundo turno quando decidiu responder altivamente à campanha sórdida do adversário.

Portanto, ainda que não tenha alcançado tudo que pretendia (esperava reeleger no Pará e ter uma bancada maior de federais), o PT conseguiu o objetivo principal – Dilma presidente, é o partido mais votado do país.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s