por Sulamita Esteliam

Meu amigo Luiz Alberto Molinar me envia notícias de Uberaba, Triângulo Mineiro, via mensagem no Facebook. A presidenta Dilma Roussef – que, além de ser mineira, tem ligações afetivas com a cidade -, esteve lá, nesta quinta, assinando protocolos para instalação de fábrica de fertilizantes; parceria da Petrobrás com a Cemig e o governo de Minas. Aproveitou para reverenciar a memória de Lucília Rosa, que é estrela desde o último dia 03 – conforme publicado neste blogue.

Aliás, em Uberaba, Dilma fez discurso assertivo sobre crescimento e controle da inflação. Segundo a Agência Brasil, a presidenta sustentou que o país não pode crescer “feito vôo de galinha”, com altos e baixos, mas também disse que não negocia com a inflação. Clique para ler a matéria da ABr. Leia, também, a cobertura do Blog do Planalto.
***************************************
Eis parte da mensagem do meu amigo, co-autor do livro que conta a história da nossa Lucília, Rosa Vermelha, a ser lançado brevemente:
Dilma reverencia memória da comunista Lucília Rosa ao discursar em Uberaba
por Luiz Alberto Molinar
A presidenta Dilma Rousseff reverenciou a trajetória da comunista Lucilia Rosa, que morreu aos 98 anos, no último dia 3. Foi durante discurso, na manhã desta quiinta-feira, após assinar protocolo de intenções entre a Petrobras, a Companhia Energética de Minas Gerais e o estado de Minas para a implantação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados e de um gasoduto em Uberaba. O investimento é de cerca de R$ 3 bilhões de reais. A presidenta lembrou de sua ligação com cidade ao dizer que foi onde seus pais se conheceram, no final dos anos de 1940.
Ao encerrar o evento, Dilma dirigiu-se a um dos dois filhos de Lucilia, o dentista Moyzés Soares Rosa, a quem prestou condolências e saudou a memória de sua mãe. Lucilia será homenageada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, no final deste mês, juntamente com nove mulheres, entre elas Clara Charf, ex-mulher do deputado baiano constituinte de 1946 e guerrilheiro, Carlos Marighela.
Lucilia Rosa, aos 35 anos, foi uma das 17 primeiras vereadoras eleitas em Minas. Ela era de Uberaba, mas morava em Campo Florido, a 70km, onde conquistou, em 1947, uma cadeira da Câmara Municipal. Foi escolhida pelo PSD, porém era militante do PCB (Partido Comunista do Brasil) desde os 18 anos, quando se filiou e foi batizada como “Lucrécia”, seu “nome de guerra”.
***************************************