Por que e por quem As Vadias marcham

por Sulamita Esteliam
Em São Paulo, a manifestação levou centenas à Av. Paulista - Foto: R7

Depois de São Paulo e Salvador, dia 04 e Recife, dia 11, a Marcha das Vadias ganha o Distrito Federal, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curitiba, Paraíba e na Cidade de Goiás/Go, patrimônio histórico da humanidade, no sábado, 18.  Protesto contra a tentativa de culpar as mulheres e seus hábitos de vestir pela violência sexual-machista da qual são vítimas. É a versão século XXI da queima de sutiãs em praça pública. Leia manifesto mais abaixo.

Em alguns lugares, como na capital federal e em Beagá, As Vadias se unem aos manifestantes da Marcha da Liberdade, que ocorre país afora,  em defesa da descriminalização da maconha e da liberdade de expressão. Agora sob as bençãos do STF – Supremo Tribunal Federal, que decidiu, à luz da Constituição Federal, encerrar a brincadeirinha de mau gosto de alguns juízes que andaram proibindo a manifestação, sob o argumento de “apologia à droga”.

A Marcha das Vadias – Sluts Walk nasceu em Toronto, no Canadá, em fins de abril, e se espalhou pelo mundo.  Um policial sugeriu, em palestra a estudantes, que elas evitariam ser estupradas se não se vestissem “como vagabundas”. Não sabia ele em que se metia.  Clique e leia neste blogue sobre as manifestações em Sampa e no Recife (veja mais fotos no Facebook da marcha recifense).

Salvador também prepara a sua, mas não encontrei confirmação da data, se agora, se dia 02 de julho, data cívica baiana. Rio de Janeiro está discutindo data.

**************************************

Em Belo Horizonte, as vagabas se encontram na Praça da Rodoviária, às 13 horas. De lá, seguem para a Praça da Estação, passando pela Guaicurus – tradicional reduto de prostituição – onde se encontram com a Marcha da Liberdade. E daí seguem juntas para a Praça da Liberdade. O lema, como nas marchas co-irmãs, é: “Minha roupa não é convite à violência, física ou verbal”.

As organizadoras estão recrutando colaboradoras/es que queiram que possam produzir cartazes, fazer performances na concentração e registro audiovisual. Sugerem que as/os manifestantes levem um pano colorido que caiba a sua mão e um beijo impressos; uma grande colcha de retalhos será confeccionada no local. Sim, cada qual com seu batom, vermelho de preferência. Aqui, no Facebook.

****************************************

Em João Pessoa/PB, a marcha acontece pela manhã, com concentração na Praça Rio Branco, a partir das 9:00, creio. Na Cidade de Goiás, a manifestação será à tarde, saindo da Praça do Coreto, onde se concentra a partir das 17 horas.

Em Brasília, As Vadias se reúnem a partir do meio dia, na praça em frente ao Conjunto Nacional. O percurso inclui a rodoviária do Plano Piloto, a Torre de TV e de lá segue para se encontrar com a Marcha da Liberdade, no Parque da Cidade. O protesto já é notícia no Correio Braziliense, e tem manifesto contudente, como deve ser. Clique no acesso abaixo para ler.

carta manifesto marcha das vadias

3 comentários

  1. Vamos ter uma Sluts Walk em Belém já com data confirmada para 16/07/2011 acredito que seja importante para nós mulheres esse manifesto de renome mundial,afina não somos santas…não somos putas…SOMOS LIVRES!!!!

Deixe uma resposta