por Sulamita Esteliam
Em sua primeira viagem a Pernambuco depois que deixou a Presidência da República, Lula deixou bem claro que está muito longe da aposentadoria política: “Não sei viver sem fazer política”, confessou em rápida entrevista a Geraldo Freire, comandante do Supermanhã, na Rádio Jornal.
Nem precisava. Quem duvida que Lula seja um bicho-político em sua essência, atos e palavras? E é isso que muita gente não engole, inclusive a velha mídia nativa. Quer um exemplo? Clique para ler a cobertura de O Globo na noite de quinta-feira.
Lula veio ao Recife para prestigiar a comemoração dos cinco anos da Orquestra Criança Cidadã do Coque, no Teatro Luiz Mendonça, do Parque Dona Lindu, quinta a noite. E para receber três títulos de Doutor Honoris Causa das universidades públicas UPE, UFPE e UFRPE, conforme este blogue anunciou.

“Vocês não podem imaginar o que ele significa para um pernambucano retirante como eu, que não teve as oportunidades escolares que todo jovem deveria ter, mas que sempre acreditou no potencial libertador da educação”, disse, emocionado.
É seu quinto título do gênero: o primeiro foi concedido pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, e o segundo pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Clique para ler matéria no Instituto Cidadania.
************************************
Lula falou por telefone com Geraldo Freire: “Estou na estrada…” – na verdade, no percurso entre o hotel onde pernoitou, em Boa Viagem, e o Palácio Campos das Princesas, sede do governo pernambucano, onde se encontraria com o governador Eduardo Campos e seu vice, João Lyra. De lá, seguiram a pé para o Teatro Santa Isabel, bem ao lado, segundo o Blog do Jamildo.
Em quase seis minutos de conversa, Lula falou sobre sua confiança no governo Dilma, sobre suas viagens pelo país e pelo exterior – agora que, segundo ele, “desencarnou” da Presidência. Não poupou críticas, sobretudo à Alemanha, à maneira como vem sendo conduzida a crise internacional: “falta coragem para tomar decisões”, acredita.
Aqui, o acesso ao áudio da entrevista.