Orquestra Criança Cidadã do Coque faz 5 anos e toca para Lula no Parque Dona Lindu

por Sulamita Esteliam
A orquestra toca em homenagem a Luiz Gonzaga - Fotos: acervo OCC

Luiz Inácio Lula da Silva chega hoje ao Recife para cumprir agenda movimentada. É convidado de honra nas comemorações do 5º aniversário da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque. O concerto acontece às 19 horas, em Boa Viagem, no Parque Dona Lindu – nome que homenageia à falecida mãe do ex-presidente da República que, todos sabem, era pernambucana de Caetés, agreste pernambucano, onde Lula nasceu.

Lula vem de uma série de compromissos em Salvador. Fica no Recife até amanhã, quando ele é o homenageado. Recebe o título de Doutor Honoris Causa das três universidades públicas de Pernambuco:  UPE – Universidade de Pernambuco, UFPE – Universidade Federal de Pernambuco e a UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco. Às 10 horas, no Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, centro da capital.

A informação é do Instituto Cidadania, ONG fundada a partir do Governo Paralelo nos anos 90 e que é a base do futuro Instituto Lula.

***************************************

A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque é trabalho maravilhoso de educação inclusiva, idealizado pelo  juiz de Direito, João José Rocha Targin e gerido pela ABCC – Associação Criança Cidadã, mantida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, criada em 2000, pelo então presidente Nildo Nery. É prova de que boas ideias e arte, quando associadas ao compromisso com a coletividade, podem transformar vidas, quiçá o mundo.

A Escola de Música do Projeto Orquestra Criança Cidadã foi inaugurada em dia 25 de julho de 2006, para 130 alunos oriundos das escolas públicas de uma das comunidades mais violentas e pobres do Grande Recife. Assista ao vídeo da visita ao Palácio do Planalto, em 2008:

Depois desta apresentação, Lula tornou-se, se me permitem a palavra, “freguês” da arte dos meninos e meninas do Coque. Em 2010, na despedida da Presidência da República no Recife, se emocionou às lágrimas com a apresentação das crianças. Daí o convite, supõe-se.

A orquestra atende crianças e jovens com idades de 3 a 17 anos. Os alunos recebem, gratuitamente, aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral. Contam com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico. Têm aulas de informática, três refeições por dia e fardamento.

O projeto visa não apenas a reinserção social de crianças e adolescentes, mas a sua profissionalização. Desde dezembro do ano passado, está sob a batuta do maestro recifense Lanfranco Marcelletti Jr – ítalo-nordestino, como se autodefine.  Clique para saber mais.

O primeiro coordenador musical foi o maestro Cussy de Almeida (na foto acima, ao lado de Lula), faleceu em julho do ano passado.

No concerto de hoje, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, a Orquestra Criança Cidadã executará peças em homenagem ao maestro.  Na sexta,às 19 horas, haverá missa em homenagem ao primeiro ano de sua passagem: na Igreja da Ordem 3ª de São Francisco. O ex-aluno Felipe Johnson, violinista, e Lanfranco Marcelletti, atual regente da orquestra, que é pianista, vão tocar obras prediletas do maestro.

 


Um comentário sobre “Orquestra Criança Cidadã do Coque faz 5 anos e toca para Lula no Parque Dona Lindu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s