Dilma visita Pernambuco e traz investimentos sociais

por Sulamita Esteliam*
Dilma recebe e distribui carinho aos moradores de Cupira - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Roussef  já está em Pernambuco, onde passa o dia. É sua terceira visita desde que assumiu a  Presidência da República. A agenda é de trabalho intenso. Prevê assinatura de convênios para projetos hídricos e habitacionais para o Agreste e Mata Sul, duas regiões castigadas ora pela seca, ora pelas enchentes, respectivamente.

Inclui, ainda, a construção de 15.600 casas, dentro do programa Minha Casa Minha Vida, para os desabrigados das chuvas.

A mídia pernambucana considera a visita “simbólica”, do ponto de vista político-administrativo. Comparativamente à que fez o ex-presidente Lula ao Recife, em janeiro de 2003, quando visitou os moradores das palafitas de Brasília Teimosa, no Pina.

Eram pouco mais de 500 famílias: foram removidas para moradias temporárias e, depois transferidas para conjuntos habitacionais, construídos com recursos dos governos nos três níveis. A orla da comunidade foi urbanizada, e passou a chamar-se Brasília Formosa – e Lula voltou para a inauguração.

***************************************

O primeiro compromisso de Dilma foi uma coletiva para emissoras de rádio de Caruaru,  no agreste pernambucano, onde desembarcou e foi recebida pelo governador Eduardo Campos (PSB). Aos jornalistas que cobrem a visita, a presidenta assegurou que o a contenção de R$ 10 bilhões anunciados pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, ontem, não vai afetar os programas sociais: “Vamos manter o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, o Minha Casa Minha Vida, as obras da Copa de 2014, as barragens e os programas sociais”, assegurou.

A pequena Cupira, de 23 mil habitantes, cidade vizinha é a parada seguinte. Claro que é um acontecimento raro na vida de seus habitantes, que se aglomeraram, desde cedo, em frente ao ginásio de esportes, cenário da assinatura dos convênios.  Aqui, no Blog do Planalto, ao vivo.

Mas os portais da mídia também registram “protestos”, organizados por um grupo chamado Gatos Pingados: na verdade, reivindicações legítimas, dirigidas, também, ao governo Eduardo Campos: piso salarial para o magistério, saúde, mais agilidade na abertura do posto do INSS do município e a abertura de uma delegacia da Polícia Federal.

A presidenta assina a ordem de serviço para a construção das barragens de Panelas II ou Cupira, e de Gatos. Somam investimentos de $ R$ 48,9 milhões e devem ficar prontas em maio de 2012. A de Cupira, por exemplo, visa proteger municípios , devastados por enchentes nos últimos anos – Belém de Maria e Catende, por exemplo – e reduzir o volume de águas em outros Palmares, Água Preta e Barreiros, na Mata Sul. Todas na Mata Sul.

Assina, também, termo de compromisso da adutora do Agreste, que vai trazer água do Rio São Francisco para 68 municípios da região. A primeira etapa beneficia 24 municípios e uma população de 940 mil habitantes.

***************************************

Dilma almoça em Garanhuns, vizinha à Caetés de Lula. Participa da aula inaugural do curso de Medicina, no campus da UPE – Universidade de Pernambuco.

A visita se encerra no Recife, onde a presidenta da República prestigia a inauguração da Contax Contact Center, em Santo Amaro. O empreendimento gera, de imediato, 10 mil empregos.

***************************************

*com Blog do Planalto, Pernambuco.com e NE10


Um comentário

Deixe uma resposta