por Sulamita Esteliam
Passei ao largo do Rock in Rio 2011. Apesar de rock’n’roll ser, absolutamente, a minha praia. Minha não, da minha, de todas as gerações – e as exceções só confirmam a regra. Meu pai era fã do Elvis Presley, e minha mãe, que sobreviveu a ele 40 anos, amava Rita Lee. Aqui em casa se ouve, se canta e se dança rock – dentre outros ritmos -, desde sempre.
Meu fim de semana, porém, foi de repouso absoluto – para o bem da saúde do meu corpo -, em companhia quase exclusiva de Saramago e seu A Caverna, que li em dois fôlegos, com o gato aos pés da cama. Recomendo, o livro.
Mas, como hoje é segunda, dia de vídeo, não passarei batida, ainda que tenha ene assuntos, graves, a tratar – o que, espero, possa começar a fazê-lo logo mais, à noite. Posto, a seguir, uma seleção que minha filha caçula fez da apresentação de grupos daqui e d’além-mar. Ela, que acompanhou tudo, ou quase, pela TV.
A começar pela abertura, “emocionante” – nas palavras de Bárbara, com a homenagem do 4º Festival a Fred Mercury, que já reina por aqui, com Milton-Bellotto. Fecho com o mineiro Sepultura que, inexplicavelmente, não esteve no Palco Mundo, lugar que sempre lhe coube. Como diz minha filha, “vá entender”…
1º dia: Milton e Tony Bellotto,Titãs, Elton John, Ryhanna
****************************************
2º dia: Capital Inicial, Red Hot Chilli Papers
****************************************
3º dia: Sepultura, Slipknot e Metálica
****************************************
E, para encerrar, Sepultura, que vá entender, não esteve no palco principal: