Encontro Nacional de Comunicação no Recife, o primeiro

por Sulamita Esteliam

Importante a iniciativa do Centro de Cultura Luiz Freire, de Olinda, de promover o I Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação para discutir à informação e a liberdade de expressão como direito humano – de todos, portanto. O evento acontece no Recife, dias 09, 10 e 11 de fevereiro, na Unicap – Universidade Católica de Pernambuco, a duas semanas do Carnaval. De quebra, quem vir pode experimentar o agito das prévias da folia em curso.

As inscrições já estão abertas a todos os interessados na causa da democracia da comunicação no país. Podem ser feitas na página do evento na rede – aqui, gratuitamente. Lá você encontra toda a programação e a maneira de contribuir, efetivamente, para o debate, além de notícias relacionadas ao assunto.

O Encontro tem o apoio da Fundação Ford e de entidades parceiras. Propõe-se à troca de experiência entre professores, pesquisadores, estudantes, comunicadores comunitários, ONGs, profissionais, coletivos e associações sobre o tema. “O objetivo do I ENDC é reunir, integrar e intensificar o intercâmbio entre os diversos grupos e indivíduos envolvidos na luta pelo direito humano à comunicação, mais especificamente pela democratização dos meios de comunicação e pela liberdade de expressão”, informam os organizadores.

Taí uma causa que carece de amplificação pela sociedade, pois toca na vida e no cotidiano de cada um de nós. Enquanto o debate e o movimento ficarem restritos a grupos interessados, e de interesse – para o bem e para o mal – vai ser um eterno caminhar.

Exemplo do que digo é o novo Marco Regulatório das Comunicações, emperrado até hoje nas gavetas do Ministério comandado por Paulo Bernardo (PT). Dois anos após a realização da Confecom – Conferência Nacional de Comunicação, parto difícil (quase oito anos do governo Lula) mas exitoso, que definiu os parâmetros para a Lei dos Meios.

E um ano após ter em mãos um anteprojeto de regulação herdado do ex-ministro de Comunicação do governo Lula, Franklin Martins. que promoveu até seminário internacional para colher subsídios.

A parada é dura, minha gente! Mas há que lutar.

****************************************

Topei com a informação o #IENDC no Observatório da Comunicação, via Intervozes. Há informações sobre a preparação do encontro, também, no sítio Ombuds PE, mantido pelo Centro de Cultura Luiz Freire. O evento também está nas páginas sociais: facebook.com/endcbr e no twitter: @endcbr .

2 comentários

Deixe uma resposta