No Coque, criança rima com livros, arte e brincadeiras

por Sulamita Esteliam

A criançada e os adolescentes do Coque, na Ilha de Joana Bezerra, no Recife, têm neste sábado dia especial de festa na Biblioteca Popular do Coque. É o encerramento da Colônia de Férias de Verão, iniciada no último dia 16, e que vem garantido diversão e aprendizado, também para as mães – aqui, no blogue da organização.

No último sábado das férias escolares, a atração é a dança. O grupo Renascer do Coque, da própria Comunidade, que abriu a Colônia de Férias, se apresenta e faz oficina com as crianças. À partir das 14 horas.

As atividades durante a segunda quinzena de janeiro foram centradas em oficinas de percussão e dança, agregadas à tradição de leitura e contação de histórias. Com a colaboração voluntária de grupos como Seres Imaginários, que encantou a todos no último sábado.

Na programação não faltaram, além de música, dança e batuque, mostra de filmes, oficinas de capoeira e percussão, desenhos e poesia. As mães entraram na dança e aprenderam artes e manhas do artesanato, com a arte-educadora Sandra Barros, enquanto os filhos se divertiam.

As atividades foram notícia na mídia local. Assistam à reportagem:

http://youtu.be/nuiy27_kOmY

A Colônia de Férias de Verão é o pontapé inicial nas atividades de novo Projeto de Incentivo à Leitura, desta vez com o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura. Já colaboram com a Biblioteca Popular do Coque, o Releituras, projeto da Rede de Bibliotecas Populares do Recife, e o Instituto C&A, dentre outros.

*************************************

É o sonho coletivo da Biblioteca Popular do Coque, agora, com nova parceria. E que, aliás, chega em muito boa hora. Traz fôlego e agrega profissionalização, na medida do possível, para uma atividade que tem contado, essencialmente, com a colaboração voluntária.

Ainda que, ao longo de seus cinco anos, tenha conquistado parceiros eventuais. Seja para projetos, como já ocorreu com o Banco do Nordeste; seja para atividades pontuais, como a reforma da casinha simples, objeto de campanha que teve o apoio de lojistas da capital.

O objetivo do atual Projeto é qualificar e ampliar a ação de incentivo à leitura, missão primeira do trabalho iniciado em 2007, e que vem crescendo ano após ano, sob a coordenação de Maria Betânia Andrade.

Hoje, a Biblioteca Popular do Coque dispõe de acervo de mais de 3 mil livros, e recebe cerca de 30 crianças e adolescentes por dia, número que triplica em dias de festas e nas atividades de férias.

Doações, em forma de livros e trabalho, são muito bem-vindas.

****************************************

A BPCoque fica à Rua Centenário do Sul, 70 – Coque/Ilha de Joana Bezerra – Recife/PE: 81-3448.2048

Para colaborar, fale com Betânia Andrade.

Blogue: www.bpcoque.wordpress.com, a caminho de tornar-se domínio próprio.

****************************************

PS: Esta reles blogueira se integra ao Projeto, como comunicadora, por convite e indicação da amiga Fabiana Coelho – jornalista, atriz e mestra em Literatura -, voluntária na Biblioteca Popular do Coque, há pelo menos três anos. Sinto-me deveras agradecida e honrada pela oportunidade de convivência e colaboração, a despeito do caráter profissional.

Deixe uma resposta