por Sulamita Esteliam

Encontrei em meu correio eletrônico o poema que transcrevo abaixo. Da lavra do querido amigo Carlos Barroso, parceiro de batalhas jornalísticas nos tempos de Beagá. Veio à guiza de saudação de ano novo. E por esses acasos (?) felizes, outro amigo-parceiro da capital das Geraes, Marcelo Prates, postou ontem no FaceBook a foto ao lado. Guardei-as , poesia e foto, para um fim de semana apropriado. Pilhagem com a conivência dos autores.
Atualíssimo. Os acontecimentos atmosféricos que se repetem na capital das Alterosas, nas Minas Gerais inteira e estados vizinhos, a cada estação quente, o provam – com o respaldo das análises metereológicas, aqui para quem requer explicações científicas.
Sina sudestina, na migração do velho para o novo e soluços posteriores, e que no Nordeste se dá no meio do ano, no outono-inverno – nesse caso, muita água, mas quase sempre sem raios, trovoadas ou granizos; estes aqui nunca vi.
Ao poema do Barroso, então:
Belo Horizonte
suas ruas lavadas brilham
a distância
entre a infância
e a explosão de uma vida
que mesmo cosmopolita
nunca conheceu a exuberância
mais ávida
do que simplesmente
ambígua
nunca pôde, por si
expressar suas cores
ante o cinza
que respinga
de suas esquisitices
centenárias
como Belo Horizonte brilha
como chove em Belo Horizonte
(Carlos Barroso – 05/12/2009)
****************************************
PS: Meu amigo poeta me envia mensagem sobre a grafia do seu sobrenome, que corrigi novamente, de imediato, na postagem acima. E digo, bem que estranhei, mas a dúvida vinha da memória de tempos idos, então… hehe:
Caríssima Sula,
adorei o blog; vou segui-lo sempre.
só uma correçãonzinha: por bobagem que ficou, coloquei meu endereço do hotmail com “barrozo”, para não ficar carlosbarroso24@hotmail.com,carlosbarroso69@hotmail.com (hehehere…) ou outro número que valha. Mas meu nome mesmo é “Barroso”.
Fiquei arrependido (recebo até correspondência como “Barrozo”), mas não tenho saco para mudar; avisar todo mundo, coisa e tal.
Se você poder mudar ou, se interessar, até postar a minha explicação no blog, ficarei muito grato.
Beijos,
xerô (é assim?)
Carlos Barroso.
****************************************
Revisto e atualizado dia 30.01.2012, às 19:41, hora do Recife