por Sulamita Esteliam
Caras e caros, espero que tenham tido um excelente fim de semana; o meu foi tributado ao ócio, quase, absoluto. E a semana de trabalho começa fervilhando de assuntos, muitos dos quais não se lê na mídia convencional, cada vez mais PIG – Partido da Imprensa Golpista. Rescaldos de barbárie para todo lado.
Vou pegar leve, mas exemplarmente, na primeira postagem do dia, mais tarde tem mais. Como nem todo mundo vê TV, e se vê não é a Record, necessariamente, posto o vídeo de entrevista incomum na telinha – a não ser em programas de tevês públicas, como o Observatório de Imprensa, há anos conduzido pelo bravo Alberto Dines, nas noites de segunda, na TV Brasil, por exemplo.
A entrevista a que me refiro foi concedida pela jornalista Bia Barbosa, do Coletivo Intervozes e da Rede Mulher e Mídia, a Paulo Henrique Amorim no programa Entrevista Record, que foi ao ar dia 30 de janeiro último. Bia fala sobre o possível estupro no BBB12, da Globo, a responsabilização da emissora e a reação dos movimentos sociais.
Fundamental para compreender o que está em jogo e a necessidade, premente, da Lei dos Meios, para regular e democratizar os meios de comunicação no país:
Veja que Paulo Henrique Amorim faz as perguntas certas, o que dá oportunidade de Bia responder de modo claro e preciso. O que não costuma acontecer em entrevistas televisivas, sobretudo em torno de assuntos polêmicos, que fogem ao interesse da emissora.
Só para esclarecer: note-se que a Record é uma televisão convencional, que disputa audiência com a Plim-Plim – e só por isso não se alinha, desabridamente, com o PIG. É bom aproveitar, enquanto dura.
Contratou, para tanto, um time de profissionais escolhido a dedo: jornalistas com experiência, nome e compromisso com a ética da profissão: além de PHA, estão lá Luiz Carlos Azenha, Rodrigo Vianna, Ricardo Kotscho, Ana Paula Padrão – todos ex-globais – , dentre outros de lá e de outros veículos.
Muitos deles são blogueiros progressistas, como Euzinha – mas pioneiros na blogosfera -, ou “sujos” como nos define o Zé Bolinha de Papel. O que muito nos honra, a todos.
2 comentários