Para quem acha que Beagá não tem carnaval…

por Sulamita Esteliam

Volto à minha Macondo, virtualmente, em ritmo de folia. E a farra anda supimpa por lá, na capital das Gerais – aliás, faz tempo. E viva a internet, que não me deixa mentir.  O dinheiro público faz a festa, na rua, na chuva, na praça, na lanchonete e na Câmara Municipal, onde vereadores prometem derrubar o veto do prefeito ao aumento salarial de 61%, e outros que tais. Mas nada como Na Coxinha da Madrasta, menu do convescote e está na boca do povo.

(Isso, prefeitura à parte, sem falar na megalômica Cidade Administrativa, fruto do complexo de JK do 1º neto – e que não fica em Beagá, mas em Santa Luzia – sólido que se espalha e se desfaz no ar, feito confete e serpentina. Mas isso é outra história, ou parte da mesma história).

Para quem não é da terra e/ou não acompanha, recapitulo:

Em 16 de janeiro, o jornal O Tempo publicou reportagem sobre os gastos de Léo Burguês, que vem a ser o presidente da Câmara Municicipal de Belo Horizonte – também aqui. Revelou que Sua Excelência gastou nada menos que R$ 62 mil desde agosto de 2009, com lanches e refeições no bufê e minimercearia de sua madrasta. Usou para tal, a verba indenizatória do Legislativo.

A reportagem inspirou a marcha, que bem demonstra o naipe do humor mineiro. O edil esperneou, ameaçou o compositor, via advogado, que retirou o hit de seu sítio pessoal, para não ser processado. Mas, era tarde: a marchinha já havia ganhado (ou ganho) a internet e as redes sociais – tem grupo, com logomarca e tudo (foto) -, e até em alguns noticiários televisivos.

E é claro que a República Independente da Banda Mole – tradicional bloco carnavalesco-anárquico de Beagá, não deixou por menos. Neste sábado, 04, tem o baile pré-carnaval: a marchinha é uma das 10 selecionadas para o Concurso de Marchinhas Mestre Jonas – homenagem ao compositor-sambista, falecido recentemente – ouça aqui as escolhidas.

O Baile da Banda Mole começa às 21 horas, no Granfino’s (Av.Brasil 326) em Santa Efigênia. Quem é de Beagá, capriche na fantasia, pois rola premiação.

****************************************

Na terça, 1º, o vereador Leo Burguês, que é tucano, mostrou que tem bico duro: convocou uma coletiva de imprensa. Ocasião em que falou da “coxinha da madrasta”, do reajuste dos salários dos edis, e aproveitou para atacar os jornalistas que, segundo ele, ganham mais do que vereador.

Clique para ler a nota divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas, assinada pela presidenta Eneida da Costa.

E aqui – para assinar a petição contra a derrubada do veto ao aumento dos salários dos vereadores.

*************************************

Agora, sobre a folia do povo, a sadia tradição dos blocos carnavalescos da minha terrinha, a programação está aí, sublinhada. E a gente espera que, desta vez, a Polícia Militar se restrinja ao seu papel de proteger os cidadãos, e não intimide foliões, como no Carnaval 2011.

****************************************

Revisto e atualizado às 20:35 – -e, de novo, às 17:34 do dia 04.02.2012, hora do Recife.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s