por Sulamita Esteliam

A semana começa com luto na Região Metropolitana do Recife, marcada por duas tragédias que aconteceram neste domingo. Em Olinda, o duplo assassinato do bispo da igreja anglicana, Robinson Cavalcanti e sua mulher, Míriam Cotia Cavalcanti, esfaqueados, segundo a polícia, pelo filho adotivo. Na Vila São Miguel, 180 famílias perderam seus barracos e todos os seus pertences num incêndio provocado, ao que parece, por um curto-circuito. Felizmente, não houve mortes.
As palafitas da Vila São Miguel, no Bairro de Afogados, no Recife, eram habitadas por pescadores. Lá, até as mulheres sobreviviam da cata de mariscos no manguezal. Nesta segunda, a Defesa Civil do Município e órgãos da Prefeitura do Recife estiveram no local para cadastrar as famílias desabrigadas para definir o tipo de ajuda.
************************************
A morte do bispo anglicano e sua esposa, no Bultrins, bairro de Olinda, chocou não apenas a comunidade onde eles moravam e atuavam. Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti era pessoa querida e respeitada no mundo religioso, acadêmico e político pernambucanos. Ele foi um dos coordenadores da campanha de Lula à presidência da República no estado, em 2002.
O bispo sempre praticiou o ecumenismo, lecionou na Universidade Federal de Pernambuco, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Conciliava suas atividades com a prática política, e chegou a ser deputado pelo antigo MDB. Sua mulher, Mirian, também era professora aposentada.
O crime teria sido praticado por Eduardo Olímpio Cotia Cavalcanti, de 29 anos, sob efeito de drogas. Ele acabara de retornar dos Estados Unidos. De acordo com a política, após esfaquear os pais, o rapaz tentou se matar, e está internado no Hospital da Retauração.
****************************************
Revisto e atualizado em 28.02.2012, às 9:27.