por Sulamita Esteliam


Está em cartaz, desde ontem e até o dia 27 próximo, no Espaço Cultural Teatro Mamulengo, Recife Antigo, o Projeto Poemagem. Expõe, desta feita, a poesia de Francisco de Paula Machado-Chicão e Malungo, mostra fotográfica sob o olhar poético do fotógrafo Mateus Sá. De terças às sextas, de 11:00, de 11:00 h às 21:00 h e domingo, de 15:00 às 22:00 h. As imagens ao lado fazem parte da exposição.
O Mamulengo, para quem não conhece e/ou não é do Recife, é um recanto aconhegante na Rua da Guia, bem em frente à Praça do Arsenal, onde desemboca a outrora festejada Rua do Bom Jesus. Se a falta de apoio do setor público, segundo consta, levou a maioria dos bares da antiga Rua dos Judeus a fechar as portas – as tetas do Estado nunca são suficientes para alimentar a ninhada -, na paralela, o Mamulengo resiste. Em boa parte, supõe-se, graças ao seu viés cultural – além da cervejinha sempre gelada e petiscos saborosos, e que cabem no bolso de seus frequentadores. Empreendedorismo com inteligência.
Estive no Mamulengo, na noite da última terça-feira, para celebrar o aniversário da amiga Fabiana Coelho, jornalista, poeta, atriz e contadora de histórias. Fomos colegas de trabalho durante 10 anos, pelo menos, e é, por assim dizer, uma filha do coração. O gentil proprietário, Moura – que junto com Fabi segura a primeira foto para esta reles blogueira reproduzir -, nos convidou para a abertura. Infelizmente, não pude comparecer, mas voltarei. E aí vai a dica para a galera daqui e para quem passar pelo Recife nesse período.
O Projeto Poemagem junta “flashes do cotidiano, poetas e seus poemas, impregnados de olhares voltados para onde vivemos, revelando o belo da cidade e suas mazelas, seu lirismo e sua dureza…” É o que descreve o panfleto de divulgação.
Mais informações: confrariabelavista@gmail.com