por Sulamita Esteliam
Olha só a foto ao lado. Uma beleza, não é verdade? É o olhar de Jô Silva, uma pernambucana que vê a cidade pelas lentes de sua câmera. Traduz o carinho e a união de um povo em defesa da sua cidade, ora simbolizada na resistência à demolição do Cais José Estelita sem um projeto que atenda ao interesse coletivo.
A ocupação entra, nesta terça, em seu 14º dia. No domingo, 1º de junho, reuniu milhares de pessoas, inclusive crianças, numa festa que durou o dia todo, e brindou a cultura, a arte e o inconformismo da gente da terra.
Uma reintegração de posse, de fato.
E é nesta manhã do dia 03, quando retorno ao Recife, que a sociedade se encontra com a administração municipal para debater, na Câmara de Vereadores, o projeto rechaçado no protesto.
A prefeitura escolheu os interlocutores: reitores das universidades federal e católica, representantes das seções pernambucanas do IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil, CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Crea – Conselho Regional de Engenharia, e OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.
O convite se estende aos movimentos #OcupeEstelita, três representantes, e Observatório do Recife, um. Curiosamente, não inclui o Ministério Público, federal ou estadual, envolvidos desde o início da contenda.
Não obstante, é um passo.
Esperemos que seja adiante e no sentido de tornar a cidade mais participativa, acolhedora e melhor para toda sua gente, e também para quem a visita.

Separei algumas informações publicadas na blogosfera, e até mesmo nos sítios da mídia convencional. É um bom caldo de comparação.
- Mídia Ninja: 10 mil contra a especulação imobiliária
- BP Coque: O que o #OcupeEstelita tem a ver com o Coque
- A versão global, no G1: Protesto cultural contra o plano imobililiário
- Artigo de Rachel Ronic na Folha SP: Terras públicas para quem?
*****************
E aqui alguns vídeos :
- Trem do Forró e o #OcupeEstelita: O povo não é bobo
- DJ Nenhuma: Novo Recife (ou tu tá ligado ou tu é mané)
- A guerreira Lia de Itamaracá e sua participação no Som na Rural, durante o #OcupeEstelita2: “Apoio a causa, só não vale apanhar”
2 comentários