por Sulamita Esteliam

Extra-extra-extra! No departamento da boa notícia, e da busca pela felicidade, a melhor do dia: Recife tem, enfim, sua emissora pública de rádio. Foram necessários 50 anos, mas a Rádio Frei Caneca 101,5 FM entra no ar até dezembro deste ano. Palavra do prefeito João da Costa (PT), que anunciou, na tarde de hoje, a outorga da concessão pelo Ministério das Comunicações, oficializada no Dia de São João.
Soube da notícia, primeiro pelo Twitter, @FerroPT – deputado Fernando Ferro, presente na cerimônia. Na sequência, meu amigo Uraniano Motta, jornalista e escritor pernambucano, gentilmente, me encaminhou a notícia pelo correio eletrônico.
A Rádio Frei Caneca é um sonho dos recifenses. Nascido da lavra de um idealista, o decano vereador Liberato Costa Júnior (PMDB), 93 anos. Em 1960, ele verteu o sonho em lei: a 6511. Melhor do que isso, idiosincrasias à parte, viveu para vê-la traduzida em realidade.
Com caráter educativo e cultural, a emissora vai ter na diversidade musical e cultural pernambucana e de sua capital a sua trilha. Vai cuidar de preservar a memória, sem perder a conecção com o melhor da expressão musical do Brasil e do mundo. Ao par de tratar de campanhas educativas e de utilidade pública, de notícias e serviços.
É o que registra a certidão de nascimento da Rádio Frei Caneca, em homenagem a um dos líderes revolucionários pernambucanos. Tomara que se cumpra o vaticínio.
****************************************
A Rádio Frei Caneca terá antena transmissora de 30 metros, a ser instalada no Centro Social Urbano Afrânio Godoy, no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. Isso vai permitir que o sinal emissora chegue em todo o Recife, com qualidade. Os estúdios da rádio terão localização central: um conjunto de salas na Avenida Dantas Barreto, bem no centro do Recife.
Os detalhes da notícia você lê na fonte, no portal da Prefeitura do Recife.
Notícia boa! Afinal o que são 50 anos no Brasil?
Mas, o nome da Rádio, é muito significativo: Frei Caneca!
Uma homenagem? Nada poderia ser mais justo.
Ana Lucio
Olá me chamo Jeane Isabel de Paula Belém, estou a procura dos meus familiares, sei que moram em Recife, meus avós se chamam João Paulo de Oliveira e minha avó Maria Isabel da Silva, meus tios se chamam Janete Isabel da Silva, João Paulo de Oliveira,Almir Paulo de Oliveira, José Paulo de Oliveira, minha mãe se chama Janice de Paula Oliveira tem 45 anos, moramos em Campo Novo do Parecis-Mt, por favor a Rádio Frei Caneca peço que me ajudem a encontrar a família da mãe, esperamos respostas, contato(65)3382-1649 e (65) 9648-0759 ou (65)9618-8182, por favor a mais de 30 anos que não temos contato com a família da minha mãe, agradecemos a todos se nos ajudarem. O que eu sei que eles moraram numa invasão ao lado do hospital das clínicas aí na cidade que fica entre a Várzea e Engênio do Meio
Vou passar seu apelo para as rádios do Recife. Espero que consigamos algo. Boa sorte.