Saudades do Rei do Baião


por Sulamita Esteliam

Hoje completam 22 anos que Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, habita as estrelas. O filho de Exu, no sertão pernambucano, morreu no Recife, aos 76 anos. Em 2012, ano de seu centenário, Gonzagão será homenageado no Carnaval do Rio de Janeiro, cidade que o catapultou para o sucesso.

Luiz Gonzaga será tema do enredo da Unidos da Tijuca, escola campeã de 2010, com apoio institucional do Palácio Campo das Princesas: “O Dia em que Toda a Realeza desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão”, sob o comando o carnavalesco Paulo Barros. Clique para saber mais no sítio da agremiação.

Um concurso vai escolher o samba-enredo, com a participação de compositores da terra. Haverá duas semifinais no Recife, dias 27 de agosto e 3 de setembro. A final pernambucana será no dia 10 de setembro, no Centro de Convenções em Olinda. O prazo para entrega dos sambas, aqui, é 16 de agosto, na sede da Empetur. A final no Rio de Janeiro será dia 15 de outubro.

Tradição de lá x tradição de cá, como se diz aqui em Pernambuco, “o couro mai comer”! Com a ajuda de “são” Luiz Gonzaga.

No sítio O Nordeste, a biografia completa do Rei do Baião.

Deixe uma resposta