Dilma aponta a “serventia da casa” para Jobim

por Sulamita Esteliam
Estilo Dilma: pisou na bola, dançou - Foto: Terra Magazine
Jobim recebeu "o beijo da presidenta": voou - Foto: Rede Brasil Atual

A presidenta Dilma consolida seu estilo de apontar a porta da rua para os auxiliares que pisam, feio, na bola: chama para conversar, dá uma dura e mantém no cargo – mas só até a próxima escorregadela. É o que poderia-se chamar de “o beijo da presidenta”. Foi assim com Palocci, da Casa Civil, com Alberto Nascimento, dos Transportes. E agora, já confirmado o bafafá midiático do dia, com Nelson Jobim, da Defesa, que acaba de entregar o cargo. Demorou.

***************************************

Pausa para atualização, às 20:59: O embaixador Celso Amorim foi convidado pela presidenta Dilma e aceitou ser o novo ministro da Defesa. Aqui, no Blog do Planalto. Amorim foi ministro das Relações Exteriores nos dois governos Lula. Afinado com o presidente, conduziu uma política internacional soberana e solidária, que grangeou respeito e elevou o patamar do Brasil no mundo. Agora, sim, habemos ministro.

****************************************

Ontem, Dilma Roussef teve com Nelson Jobim uma demorada conversa, a propósito das atitudes anti-governo, portanto, antiéticas, que ele tem tomado em entrevistas e eventos públicos – inclusive confessar à mídia, desnecessariamente, que votou no Zé – veja o vídeo. Ele saiu do Palácio do Planalto confirmado ministro da Defesa. Tanto que voou para a Colômbia em viagem oficial – aqui, no Terra Magazine.

De lá para cá, caiu nas mãos da presidenta da República um exemplar da Revista Piauí, que vai às bancas nesta sexta, com novas críticas de Jobim ao governo do qual faz parte: sobrou até para a presidenta e para duas de suas ministras: Ideli Salvatti, das Relações Institucionais e Gleisi Hoffmann, Chefe da Casa Civil – ouça a entrevista da Record News com o diretor da revista.  Nelson Jobim negou o publicado, em coletiva lá em Tabatinga, na fronteira com a Colômbia.

Mas seu destino já estava selado – aqui, também no Terra Magazine e na Rede Brasil Atual, com direito a retrospecto das trapalhadas. Na versão de O Globo, Dilma preferia que Jobim pedisse demissão.

Na de Paulo Henrique Amorim, no Conversa afiada, a partir do Estadão, num breve telefonema ao ministro, a presidenta teria ido direto ao ponto, no seu estilo Dilma de ser : “Ou você pede para sair, ou eu saio com você”.

Nelson Jobim pediu para sair, agora há pouco, no início da noite.

Se é por falta de adeus, já vai tarde.

***************************************

Clique para ler no Luiz Nassif On Line:  71% dos brasileiros avaliam positivamente o governo da presidenta Dilma Rousseff. É o que diz pesquisa divulgada hoje. Palavra do Vox Populi, que ouviu 2.200 pessoas.

Rodrigo Vianna, O Escrevinhador, analisa a saída do “ministro fanfarrão” e pergunta: “o que o move?”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s