por Sulamita Esteliam
Bem criativa a campanha que a Diaconia coloca na rua nesta segunda, 10, em plena Conde da Boa Vista, no bairro central de mesmo nome, no Recife: Você quer dar uma banana pra quê? A provocação – um teaser (no estrangeirismo da linguagem publicitária) sugestivo, aliás -, já está nas redes sociais há quatro dias (abaixo). Contagem regressiva para o ato que acontece a partir das 16 horas, em frente à loja-mãe do Shopping Boa Vista.
É o que costumo chamar de boa causa: a Promoção da Infância e da Juventude. A Missão: Cidadania será levada por jovens, de 16 a 26 anos, de diferentes igrejas cristãs de Pernambuco. Perguntados, eles escolheram “dar uma banana para o descaso com a infância e adolescência”, segundo os organizadores. A campanha visa arrecadar fundos para o trabalho social, ao tempo em que chama a atenção da sociedade para a causa em foco.
O ato público desta segunda é o lançamento físico, digamos assim, e é aberto à participação de quem se habilitar a contribuir. As bananas simbolizam o descontentamento desses jovens, e serão usadas durante a mobilização instantânea – ou Flash Mob em linguagem promocional. Depois do protesto, as frutas serão doadas para o Zoológico de Dois Irmãos.
A Diaconia é uma organização social sem fins lucrativos e de inspiração cristã. As ações da entidade objetivam a mudança pela educação e pela organização política das comunidades, sejam elas urbanas, rurais e eclesiais. Seus programas beneficiam diretamente crianças, adolescentes e jovens e suas famílias.
Twitter: @bananapraque – use as hastags #MissãoCidadania2011 #umabananapraque?
Facebook/Banana Pra que / Facebook/missaocidadania
Blogue: Diaconia.com/missão cidadania