O ouro de Sarah nos encanta e resgata

por Sulamita Esteliam
A judoca Sarah, agora, quer usar o peso da medalha de ouro para ajudar outros atletas no Piauí – Foto: Alaor Filho/COB, via Agência Brasil

Aqui em casa, comemoramos muito a vitória da piauiense Sarah Menezes no judô em Londres, no sábado. Estávamos na cozinha, eu e Gabriela, a primogênita das mulheres, em meio à azáfama da fazedura de um tropeiro para dezenas – à guiza dos 19 anos da minha caçula, Bárbara. Entra meu genro, Ary, e dá a notícia, eufórico; ele que já foi atleta da modalidade, não cabia em si de contentamento.

O primeiro ouro feminino na modalidade, o segundo de uma mulher brasileira numa Olimpíada, é mesmo para celebrar-se a não mais poder. Não esqueçamos Maurren Maggi, paulista de São Carlos, que trouxe o primeiro ouro individual feminino, de Pequim em 2008, no salto à distância.

Todavia, convenhamos, se o esporte, qualquer um, é superação, o ouro de Sarah carrega muito mais simbolismo – e o seria, ainda que fosse prata ou bronze. É uma medalha carimbada pela história de uma jovem de origem humilde, mestiça, nordestina, da periferia de Teresina, a capital do Piauí – um dos estados mais pobres, deste nosso Brasil; mas de um povo dotado de muita fibra. Viva!

Sarah crê que a medalha de ouro vai mudar sua vida e a vida de sua família, “completamente”. E pretende usar o feito para ajudar outros jovens de sua terra a praticar esporte e, quem sabe, a seu exemplo e com estímulo de políticas públicas, chegar lá – clique para ler na Agência Brasil – também aqui e aqui.

O sítio do Correio Nagô traz matéria excelente sobre o que significa a conquista. Vale cada palavra o texto  assinado por Carmen Kemoly, correspondente do jornal no Piauí. A dica me chega via Rede Mulher e Mídia, enviada por Cecília Bizerra Souza, conterrânea que, naturalmente, vibra com o feito da jovem Sarah.


Um comentário sobre “O ouro de Sarah nos encanta e resgata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s