por Sulamita Esteliam

Coleguinhas jornalistas e blogueiras/os podem se inscrever até o próximo 21 de agosto no Prêmio Nacional Abdias Nascimento, que premia reportagens com foco no combate ao racismo e/ou com o olhar voltado para a diversidade da população brasileira, inclusive de gênero. As matérias devem ter sido publicadas de 1º de maio de 2011 até 31 de julho de 2012 – quer dizer, hoje.
É a segunda prorrogação do prazo para inscrição – aqui, neste blogue, e na página do evento. Ainda assim, e agradecendo mais uma vez o convite honroso, desta vez, esta velha escriba e reles blogueira não vai participar, infelizmente.
Há razões objetivas: embora este blogue tenha foco nos direitos humanos, e a temática do racismo/gênero seja uma constante, as publicações do A Tal Mineira são mais opinativas e/ou interpretativas, pois de blogue se trata. Não creio que possa – e, até por falta de tempo e recursos, nem tenho a pretensão de – concorrer com sítios e blogues mais estruturados, que trabalham reportagem dignas do nome; ao menos, por enquanto…
Assim, poupo a comissão julgadora de trabalho excedente. Desejo sorte aos inscritos e sucesso ao evento, promovido pela Cojira-Rio – Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro. A iniciativa é importante e, se ainda não faz, pode vir a fazer a diferença na definição de pautas, enfoque e tratamento na cobertura da mídia nativa, além de influenciar para melhor a qualidade das postagens na blogosfera.
Mais informações sobre o Prêmio: premioabdiasnascimento@gmail.com
Acompanhe, também, pelas mídias sociais:
Facebook: http://www.facebook.com/premioabdias.nascimento