Maracatu 100% mulher estrela documentário

 

 

por Sulamita Esteliam
Foto capturada no sítio O Nordeste.wordpress
Foto capturada no sítio O Nordeste.wordpress

O vídeo acima, como puderam perceber, mescla os ensaios com o desfile do Maracatu Coração Nazareno, o único formado exclusivamente por mulheres. São 70, de todas as idades, que, comandadas pela maestrina Gil, mostram que o folguedo não é, como sustentava a tradição, brincadeira só de homens. O grupo existe desde 2004.

Pois bem. Desde a segunda-feira de Carnaval, a Tempus Filmes está em Nazaré da Mata, a 65 km do Recife, na Mata Norte de Pernambuco, para gravar o curta Mulheres Guerreiras – Maracatu Coração Nazareno. O roteiro se baseia no livro A Mulher no Maracatu Rural, de Tamar Thalez, que partilha a direção com Cleonildo Cruz, jovem cineasta e historiador de Cabo do Santo Agostinho.

O documentário tem suas imagens captadas em alta definição HD, o que garante a qualidade que é marca da produção de curta-metragens pernambucanos.

A informação me chega através da Sintonia Comunicação, do amigo jornalista, homem de rádio e um apaixonado incurável da cultura popular destas terra, Ruy Sarinho.

Necessário registrar: estranhamente, o Coração Nazareno não esteve na programação oficial do Carnaval de Pernambuco, nem mesmo em Nazaré, território dos maracatus rurais.

Conheça um pouco mais da história do único maracatu 100% mulher da história, aqui, no sítio O Nordeste.

 

 

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s