por Sulamita Esteliam
Antes que o tempo me engula sem mastigar, lembro que nesta sexta, 17, acontece o segundo evento desta temporada do Mostra PE, a décima – às 19:00 horas. E vem com título sugestivo: Guerrilha sem Testemunha. O cenário é adequado: Biblioteca Pública do Estado, ali junto ao Parque 13 de Maio. Aberto ao público, quer dizer, é grátis o ingresso.
De fato, é o lançamento do projeto que leva o nome a sugerir batalhas de escaramuças. E que se destina a publicar, em plataforma digital, novos autores pernambucanos. O Recife é um e o celeiro. A mira está além-fronteiras. Poucos conseguem publicar suas criações e serem vistos e lidos Brasil afora.
É bem o espírito do projeto da turma da produtora Nós Pós, que tem incentivo do Funcultura, lei estadual. Assim, o Mostra PE abre para que os guerrilheiros-empreendedores da palavra apresentem a que vêm, sua estratégia e táticas.
Claro, tudo sob o manto artístico-literário em desempenho – outro nome para performance, ocorre-me o registro enfático do conterrâneo Tião Henriques, no Dicionário de Neologismo, Editora B, BH-2010. No que concordo, se há verbete na língua pátria, para quê o estrangeirismo, ainda que neologismo?
Conheça os autores deste evento: aqui, na página do evento no Facebook.
A estreia da nova temporada do Mostra PE se deu na quinta, 02, na Livraria Cultura. Tive que optar entre o poeta Marcelo Mário Melo e a dupla de poetas cantantes, Thiago Martins e Alan Sales, por exemplo, e compromisso profissional. Sei que Alexandre Melo e Hudson Walmir, gentis produtores, compreendem.
Aqui, na página da Nós Pós,todos os escritores desta temporada.
Na anterior, estive convidada, em julho, que teve a jovem poeta Márcia Maracajá como centro, na Casa Mecane, em Santo Amaro. Está tudo lá, no blogue da querida e talentosa amiga.
Vai aí mais uma palinha do que rolou, então. Isadora Dias, em homenagem a Maracajá, interpreta Cosmicamente Cômico, da mineira Carolina Hermsdorff:
Nobre Sulamita,muito obrigado por noticiar nosso evento. No entanto, as publicações serão impressas mesmo,não serão feitas em mídias digitais. O Nós pós através do Mostra PE nos possibilitou a plataforma para podermos lançar o primeiro momento do projeto – a isso somos muito gratos- mas o Nós Pós não está produzindo o Projeto Guerrilha sem testemunhas.
O Guerrilha é autônomo e visa através do financiamento coletivo- que será feito pelo site http://catarse.me/ – publicar e divulgar novos autores. Por causa da forte chuva do dia 17/05/13 o evento foi adiado para o dia 25/05/13, também uma sexta feira,às 18:30, na Biblioteca Pública ao lado do 13 de maio. Obrigado pela força. Abraços. Yugo Taroo
Ok, Yugo. obrigada por esclarecer o objetivo do projeto. Escrevi o que entendi, a partir da chamada do Nós Pós. De qualquer forma, não disse, em trecho algum do texto, que o Nós Pós produz o projeto Guerrilha sem Testemunhas, mas que abriu para a apresentação de vcs. Boa sorte e sucesso. Abs.