Dilma faz de Lula o ministro-chefe da Casa Civil

Brasília- DF 09-03-2016 Presidenta, Dilma durante cerimônia do Pronatec - Medidas de Fortalecimento para a Formação Técnica e Profissional Palácio do PlanaltoFoto Lula Marques/Agência PT
Presidenta Dilma: ousadia e generosidade – Foto:Lula Marques/Agência PT?Pública
O ex-presidente Lula da Silva se reúne com as bancadas do PT no Senado e na Câmara (Valter Campanato/Agência Brasil)
Lula relutou em aceitar o cargo de ministro – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Pública
por Sulamita Esteliam

Agora é oficial. A presidenta Dilma, através de nota à imprensa, acaba de confirmar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil. É a confirmação das especulações que circulam nas redes e pelos veículos do PIG há vários dias, sobretudo desde a última segunda-feira – aqui no blogue. Lula relutou, mas acabou convencido.

Ministro do Governo, das Relações Institucionais, até da Fazenda. Quem cravou Casa Civil foi o Blog do Tarso, de Curitiba, conforme A Tal Mineira publicou. Na mosca.

Jaques Wagner, titular da pasta até então, vai para chefia de Gabinete Pessoal da presidenta Dilma Roussef. Houve troca, também, na Secretaria de Aviação Civil: o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes (PMDB-MG) assume em lugar de Walter Moura Ramalho

Claro que, à essa altura, a oposição, por seus próceres, e via mídia venal, está espumando.

A militância celebra, e os blogues acham que o ex-presidente assume a função, de fato, de Primeiro Ministro, num governo acossado desde que assumiu, num beco sem saída. A questão é saber se Dilma é mulher de adequar-se ao figurino de “rainha da Inglaterra” que teimam lhe impingir.

Confesso que me incomoda muito, e tenho muitas dúvidas sobre, a ideia de salvador da pátria que vestem em Lula, num contraponto à de “incompetência” e “maus bofes” que insistem em atribuir a Dilma. Tais atributos cabem, e são desculpáveis no homem. As duas atitudes carregam o machismo patriarcal que vigora em nossa sociedade, mesmo dentre os ilustrados.

E mais de uma vez escrevi sobre isso neste blogue: o bombardeio sobre o governo Dilma, e até mesmo o fogo amigo, deriva em grande parte do fato de ela ser mulher. A primeira a chegar ao posto de presidenta da República de um país continental feito o Brasil.

Por outro lado, a experiência e habilidade política de Lula são inquestionáveis, mesmo quando ele dá adeus ao Lulinha paz e amor. E temos que admitir, é crucial para o governo nessa hora em que o golpe avança a passos largos.

A lembrar que a presidenta Dilma, desde meados do ano passado, quando se acirraram os ataques ao ex-presidente e à sua família, convidou-o para o governo. Ele recusou, terminantemente. Agora foi convencido, depois de longas conversas, a última na madrugada desta quarta-feira.

Dilma deu um passo ousado, e certamente calculou os riscos, ao mesmo tempo em que mostra generosidade para com quem confiou em sua capacidade, e fez dela sua sucessora.  Agora, vão dividir o ônus de governar.

Falta combinar com o Ministério Público, o Judiciário e com a mídia venal.

Torçamos para que dê tudo certo.

Está na hora deste país retomar seu curso.

 

 

Eis a íntegra da Nota Oficial da Secretaria de Comunicação da Presidência:

Lula assume Ministério da Casa Civil

selo_nota_Lula_STFaA presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, deixará a pasta e assumirá a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República.

Assumirá o cargo de ministro de Estado chefe da Casa Civil o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Assumirá, ainda, o cargo de ministro de Estado chefe da Secretaria de Aviação Civil, o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes.

A presidenta da República presta homenagem e agradecimento ao dr. Guilherme Walder Mora Ramalho pela sua dedicação.

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

Deixe uma resposta