Dilma faz de Lula o ministro-chefe da Casa Civil

Brasília- DF 09-03-2016 Presidenta, Dilma durante cerimônia do Pronatec - Medidas de Fortalecimento para a Formação Técnica e Profissional Palácio do PlanaltoFoto Lula Marques/Agência PT
Presidenta Dilma: ousadia e generosidade – Foto:Lula Marques/Agência PT?Pública
O ex-presidente Lula da Silva se reúne com as bancadas do PT no Senado e na Câmara (Valter Campanato/Agência Brasil)
Lula relutou em aceitar o cargo de ministro – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Pública
por Sulamita Esteliam

Agora é oficial. A presidenta Dilma, através de nota à imprensa, acaba de confirmar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil. É a confirmação das especulações que circulam nas redes e pelos veículos do PIG há vários dias, sobretudo desde a última segunda-feira – aqui no blogue. Lula relutou, mas acabou convencido.

Ministro do Governo, das Relações Institucionais, até da Fazenda. Quem cravou Casa Civil foi o Blog do Tarso, de Curitiba, conforme A Tal Mineira publicou. Na mosca.

Jaques Wagner, titular da pasta até então, vai para chefia de Gabinete Pessoal da presidenta Dilma Roussef. Houve troca, também, na Secretaria de Aviação Civil: o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes (PMDB-MG) assume em lugar de Walter Moura Ramalho

Claro que, à essa altura, a oposição, por seus próceres, e via mídia venal, está espumando.

A militância celebra, e os blogues acham que o ex-presidente assume a função, de fato, de Primeiro Ministro, num governo acossado desde que assumiu, num beco sem saída. A questão é saber se Dilma é mulher de adequar-se ao figurino de “rainha da Inglaterra” que teimam lhe impingir.

Confesso que me incomoda muito, e tenho muitas dúvidas sobre, a ideia de salvador da pátria que vestem em Lula, num contraponto à de “incompetência” e “maus bofes” que insistem em atribuir a Dilma. Tais atributos cabem, e são desculpáveis no homem. As duas atitudes carregam o machismo patriarcal que vigora em nossa sociedade, mesmo dentre os ilustrados.

E mais de uma vez escrevi sobre isso neste blogue: o bombardeio sobre o governo Dilma, e até mesmo o fogo amigo, deriva em grande parte do fato de ela ser mulher. A primeira a chegar ao posto de presidenta da República de um país continental feito o Brasil.

Por outro lado, a experiência e habilidade política de Lula são inquestionáveis, mesmo quando ele dá adeus ao Lulinha paz e amor. E temos que admitir, é crucial para o governo nessa hora em que o golpe avança a passos largos.

A lembrar que a presidenta Dilma, desde meados do ano passado, quando se acirraram os ataques ao ex-presidente e à sua família, convidou-o para o governo. Ele recusou, terminantemente. Agora foi convencido, depois de longas conversas, a última na madrugada desta quarta-feira.

Dilma deu um passo ousado, e certamente calculou os riscos, ao mesmo tempo em que mostra generosidade para com quem confiou em sua capacidade, e fez dela sua sucessora.  Agora, vão dividir o ônus de governar.

Falta combinar com o Ministério Público, o Judiciário e com a mídia venal.

Torçamos para que dê tudo certo.

Está na hora deste país retomar seu curso.

 

 

Eis a íntegra da Nota Oficial da Secretaria de Comunicação da Presidência:

Lula assume Ministério da Casa Civil

selo_nota_Lula_STFaA presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, deixará a pasta e assumirá a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República.

Assumirá o cargo de ministro de Estado chefe da Casa Civil o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Assumirá, ainda, o cargo de ministro de Estado chefe da Secretaria de Aviação Civil, o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes.

A presidenta da República presta homenagem e agradecimento ao dr. Guilherme Walder Mora Ramalho pela sua dedicação.

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s